
As comemorações dos 44 anos do Capão do Leão iniciam nesta sexta-feira (1º), com a programação do 12º Levante da Canção Gaúcha e 3º Levantinho da Canção, que tem início às 18h30, na Prefeitura Municipal, com a exibição do documentário sobre a emancipação do município. A partir das 20h30, no palco da praça João Gomes, o evento ganha continuidade com o show de Jairo Lambari Fernandes. A partir das 21h30, ocorre a abertura da fase local do festival, que terá oito composições concorrentes. “Destas oito, os jurados escolhem quatro músicas, que irão participar da fase geral, no sábado, quando participam 15 músicas”, explica o idealizador e coordenador do evento, o secretário de Obras, Hugo Alexandre Albuquerque.

Segundo ele, desta fase participam compositores de todo o Mercosul e este ano conta com uma música da Argentina. Participa ainda mais uma música selecionada durante festival fechado, realizado no CTG Tropeiros do Sul, em que é dado o tema e a música é apresentada em 24 horas. Na noite de sexta-feira, o show de encerramento da noite, ocorre a partir das 23h, com o Projeto Taureando. No sábado (2), a abertura do evento ocorre às 19h com o projeto Estação Cultura, seguido de apresentação das 15 músicas da fase geral, show do Mano Lima, resultado e entrega de premiações do Festival.
A tradição, a cultura e a música nativista tomam conta do município durante os dois dias do festival e do 3º Levantinho, que ocorre no domingo (3), dia do aniversário do município. “Neste ano, o Levantinho terá dez músicas, cinco na fase juvenil e cinco, na infantil”, ressalta. Com grandes nomes do cenário tradicionalista, o palco terá momentos de valorização da tradição, do sentimento e da essência da cultura gaúcha.
No domingo, ocorre o encerramento do festival e após a apresentação do grupo Mas Bah! de Porto Alegre, que encerra os shows nativistas, iniciam os shows populares, a partir das 18h, com Barbarella, Júnior Almeida e Amigos do Sereno. O encerramento das comemorações do aniversário ocorre no domingo seguinte (10), com festa no bairro Jardim América. Na sexta-feira (1º), ocorre o tradicional almoço para os funcionários, no CTG Tropeiros do Sul, lembra o secretário.
Triagem
Os festivais tiveram os autores e intérpretes definidos conforme triagem realizada no dia 4 de abril. A avaliação das obras concorrentes foi conduzida por jurados renomados como o poeta e escritor Martim Cesar, o cantor e compositor Jairo “Lambari” Fernandes, e o instrumentista e compositor Zulmar Benites. O trio teve a responsabilidade de analisar o total de 478 obras, sendo 438 canções inscritas para o 12° Levante da Canção Gaúcha e 40 interpretações destinadas ao 3° Levantinho da Canção.
Após a análise criteriosa, foram selecionadas as composições e interpretações que subirão ao palco durante o festival, reafirmando a qualidade artística e a força da música nativista.
Os festivais têm entrada gratuita, proporcionando cultura, lazer e entretenimento para toda a comunidade. A realização é da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Turismo.




