A saúde pública é um assunto de interesse de todo cidadão brasileiro. Cada vez mais é preciso discutir temas sobre a saúde e de como prevenirmos inúmeros agravos, nada melhor do que fazermos isso na escola.
Sendo assim, iniciou-se nesta semana o Programa Escola Parceira, uma iniciativa dirigida pelo JUNTOS – Projeto Social, que visa levar educação em saúde e cidadania para dentro das escolas do município de Canguçu. As escolas participantes do programa são a E.M.E.F. Geraldo Antônio Telesca (Bairro Triângulo) e a E.E.E.M. Senador Alberto Pasqualini. (Faxinal).
Ao longo de todo o ano as escolas receberão conversas mensais com profissionais da saúde, abordado diversos temas, neste primeiro mês as crianças e jovens tiveram o conhecimento sobre o Sistema Único de Saúde e de como os serviços funcionam. Outros temas ao longo do ano serão trabalhados, como: higienização das mãos, saúde bucal, prevenção ao uso de álcool e drogas, educação sexual, alimentação saudável e cultura de paz, são alguns dos exemplos a serem desenvolvidos.
O coordenador do Juntos – Projeto Social, Vinícius Quintana (que possui formação acadêmica em Enfermagem) explica a importância de programas de educação em saúde:
“A educação em saúde é extremamente importante, muitas das vezes uma simples conversa é capaz de marcar positivamente a vida de uma criança e jovem. O Programa Escola Parceira tem esse objetivo, de aproximar as crianças e jovens da saúde pública, de trazer esclarecimentos verdadeiros e proporcionar a prevenção de várias doenças. A criança e o jovem tem um papel importante na educação em saúde, pois ela é responsável pelo ciclo, ou seja, uma conversa realizada em sala de aula sobre algum assunto deixa a criança alegre, entusiasmada, e essa criança chega em casa e fala o que ouviu para a mãe, pai, avó, irmão (…) e assim o ciclo da educação em saúde continua. Cada vez mais precisamos entender que a educação feita hoje é o resultado de um futuro próximo bem estruturado, com cidadãos esclarecidos, com diminuição de doenças e menos violências. E este futuro começa no presente, no hoje… e é isso que o JUNTOS – Projeto Social tenta trazer com este programa “.
O Programa Escola Parceira seguirá suas ações mensais em ambas escolas, contando com apoio de demais entidades. Além da ação educacional, o JUNTOS – Projeto Social promove ações sociais, como campanhas destinadas à pessoas em vulnerabilidade social.