Em agosto, o Brasil celebra o Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização sobre a importância da amamentação, um ato que vai além da nutrição, fortalecendo o vínculo entre mãe e filho e promovendo a saúde materno-infantil. Com o objetivo de promover e apoiar a amamentação, a psicóloga e consultora em Amamentação, Julia Tarouco Bezerra, em parceria com o Conexão Materna, organizará neste sábado (24) um evento presencial gratuito voltado para gestantes, puérperas e lactantes, que acontecerá na Sede Social do CTG Sinuelo, na rua Conselheiro Brusque, nº147, no Centro. O evento é gratuito com a sugestão de doação de 1 kg de alimento não perecível.
O QUE É
O Conexão Materna é um espaço online criado especialmente para mães e famílias de Canguçu, idealizado por Cíntia Aline dos Santos, estrategista digital. O projeto nasceu de sua própria experiência como mãe e tem como objetivo oferecer informações atualizadas sobre maternidade, com o apoio de uma equipe interdisciplinar que aborda uma ampla variedade de temas ligados ao universo materno.
O evento, que começará às 14h, trará atividades focadas no fortalecimento do conhecimento sobre a amamentação. Entre elas, palestras informativas sobre gestação, parto e pós-parto, rodas de conversa e momentos de troca de experiências entre as mães e futuras mães. Um dos destaques é o “Mamaço Coletivo”, no qual mães amamentam seus bebês simultaneamente, promovendo a conscientização sobre a importância do aleitamento materno e desmistificando o preconceito sobre o ato de amamentar em público.
Desafios sobre a Amamentação
Julia explica que as principais dificuldades na amamentação geralmente surgem da falta de informação e da ausência de apoio profissional. “Existem muitos mitos que envolvem o
tema e isso pode levar ao desmame precoce quando não se busca orientação especializada”, ressalta. A psicóloga destaca que a amamentação é um processo de aprendizado tanto para a mãe quanto para o bebê e, embora muitas dificuldades possam ser superadas com a orientação correta, algumas situações mais complexas exigem acompanhamento mais profundo e interdisciplinar.
Um Movimento de Conscientização
O Agosto Dourado não é apenas uma campanha de conscientização, mas um movimento
que busca aumentar a taxa de amamentação exclusiva até os seis meses de vida dos bebês, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, essa taxa está em 38,6% e o objetivo é que, através de eventos como este, cada vez mais mães sintam-se informadas e apoiadas para amamentar seus filhos.
Recentemente, Canguçu promulgou novas leis que reforçam o apoio à saúde mental materna, reconhecendo a importância do bem-estar psicológico das mães durante o período de gestação e amamentação. Os dispositivos visam garantir o acesso a serviços de apoio psicológico e emocional, com a criação de programas específicos no sistema de saúde municipal, voltados para a prevenção e tratamento de problemas como depressão pós-parto e ansiedade.