Rota dos Olivais em Canguçu, está entre os 100 mais sustentáveis do mundo, através de suas produções e belezas naturais

O turismo rural em Canguçu vem crescendo cada vez mais. As fazendas e chácaras do interior do município estão investindo na área que atrai uma quantidade significativa de turistas interessados em conhecer as belezas naturais das localidades.

Diante disso, surgiu no município o Núcleo de Turismo da Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio de Canguçu (Acican) com o objetivo de desenvolver os empreendimentos locais para fomentar a atividade turística. Neste sentido, criou-se então o destino turístico “Olivais Serra dos Tapes”, composto por 10 propriedades.

De acordo com a articuladora do Núcleo de Turismo de Canguçu, Talice Ferreira, para fazer um passeio completo pelo roteiro é necessário agendamento com pelo menos 48 horas de antecedência, consultando a disponibilidade dos empreendimentos. O telefone de contato para agendamento é o (53) 98427-4409.

Todos os roteiros envolvem belezas naturais e produções sustentáveis, o que levou ao resultado da Conferência Internacional Global Green Destinations Days (GGDD), em 2021, de uma das 100 cidades mundiais com um roteiro sustentável. A Conferência tem o objetivo de observar os esforços e a responsabilidade dos destinos turísticos para um turismo mais responsável com o meio ambiente.

Confira os empreendimentos que fazem parte do Roteiro:

(Foto: Vivian Mattos)

Fazenda Serra dos Tapes

Localizada na Estrada do Passo do Mato Feio, 3º Distrito, a fazenda é responsável pela produção de uma linha premiada e reconhecida de azeites. Os olivais presentes no local estão entre os maiores do Brasil. Na propriedade, os turistas além de experiências gastronômicas, também poderão conhecer a produção dos azeites.

(Foto: Vivian Mattos)

Propriedade Vida na Terra

A propriedade é 100% ecológica, com parreirais de diversos tipos de frutas sem agrotóxico. No local, são produzidos sucos orgânicos para comercialização. A propriedade fica localizada na Coxilha dos Silveiras, 1° Distrito.

(Foto: Vivian Mattos)

Fazenda Martimar

Localizada na Coxilha dos Piegas, 4° Distrito, a Fazenda Martimar é um local repleto de belezas naturais, um pedaço do bioma do pampa com capões de mato, mangue, córregos, pedras, arroios e uma biodiversidade em fauna e flora. Há ainda a pecuária bovina e ovina, além da produção agrícola sem agrotóxicos.

(Foto: Vivian Mattos)

Pedra do Luar Ecopark

Situado na Coxilha dos Amaral, 1° Distrito, o local conta com belas paisagens e atrações gastronômicas. O Ecopark é conhecido pela famosa rampa de voo livre, onde é possível realizar saltos. Além disso, o empreendimento conta com trilhas autoguiadas, açude para alimentação dos peixes e ampla área verde com vista panorâmica da região.

(Foto: Vivian Mattos)

Vinícola Nardello

O empreendimento chama atenção dos turistas pela produção e varejo de vinhos artesanais, com uvas cultivadas na propriedade, sendo vinhos finos e de mesa armazenados em uma bela adega de pedra.

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Canguçu)

Fazenda Tarumã

Situada na Estrada do Rincão do Progresso, no 3° Distrito, conta com a forte produção dos azeites Capolivo. Após anos de experiência e produção, a família responsável pela Fazenda buscou na Itália a inspiração para produção de um azeite 100% virgem. Os turistas podem visitar o parreiral de olivais acompanhando o processo de produção dos azeites.

(Foto: Reprodução/Instagram)

Sítio da Vó Déia

Um sítio com ampla área de lazer que conta com piscina, deck de madeira, churrasqueira, playground e campo de futebol para atividades físicas e esportivas. O local fica no 3º Distrito.

(Foto: Vivian Mattos)

Hotel Canguçu

O Hotel Canguçu possui acomodações confortáveis para os turistas dispondo do selo de qualidade em seus serviços. Oferece acessibilidade e conta ainda com café da manhã. O Hotel fica localizado na rua General Osório, n°180.

(Foto: Reprodução/Instagram)

Chácara Zschornack

Conta com Casa Rural disponível para locação com capacidade de até 40 pessoas, além de produtos coloniais, como bolos, bolachas, cucas e pães. Sala com lareira, cozinha com fogão a lenha e salão fechado com aberturas de vidro para o turista aproveitar.

(Foto: Reprodução/Instagram)

Destilaria Alto da Cruz

Localizada no 5º Distrito, é uma conhecida e premiada agroindústria de uma família canguçuense. Em 2023, recebeu o prêmio de segunda melhor cachaça em um concurso de produtos de agroindústria familiar.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome