Reuniões dos produtores de pessegueiros têm temas que visam suprir as demandas do setor

As reuniões acontecem todos os anos antes do período da safra. (Foto: Paulo Lanzetta/Embrapa Clima Temperado)

Durante o mês de julho, foram realizadas as “Reuniões dos Pessegueiros” na região. Ao todo foram quatro encontros distribuídos em Morro Redondo, Canguçu e dois em Pelotas. As reuniões são capacitações realizadas anualmente antes de iniciar o monitoramento do Sistema de Alerta da Mosca-das-Frutas. “O treinamento faz parte do Sistema de Alerta e o objetivo, na verdade, é divulgar informações novas, novidades para o setor, em relação ao sistema de produção do pêssego”, explica o pesquisador Dori Nava, da Embrapa Clima Temperado.

A programação contou com palestras sobre o manejo eficiente de doenças e uso de fungicidas no controle de doenças; o manejo de pragas e registro do dimetoato e controle de formigas; o clima na região produtora de Pelotas; a apresentação da cultivar de pêssego BRS Jaspe; e o uso do crédito agrícola. “Esse ano, por exemplo, a gente conversou sobre o registro de dimetoato, que é um produto que os produtores almejavam. Então, a gente falou da implicação dele no manejo da mosca das frutas e também do controle de formigas”, explica Nava. O tema foi uma das novidades deste ano e os tópicos foram definidos de acordo com as demandas do produtor.

As palestras foram ministradas pelos pesquisadores da Embrapa Clima Temperado Bernardo Ueno, Carlos Reisser Junir, Dori Nava e Rodrigo Franzon, pelo extensionista da Emater/RS-Ascar, Márcio Guedes, e pelo professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Julio Marques.

As reuniões foram promovidas pela Embrapa Clima Temperado, em parceria com a Emater/RS-Ascar, a Associação dos Produtores de Pêssego da Região de Pelotas (APPRP), o Sindicato das Indústrias de Doces e Conservas Alimentícias de Pelotas (Sindocopel), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pelotas, UFPel, Secretaria de Agricultura de Pelotas, Secretaria de Agricultura de Morro Redondo e a Secretaria de Agricultura de Canguçu.

Sistema de Alerta para a Mosca-das-Frutas

A mosca-das-frutas é um inseto-praga que atinge principalmente o pessegueiro. Para auxiliar o produtor, o Sistema de Alerta une estratégias para o manejo nos pomares a partir de um monitoramento que é realizado durante todo o ano. Entretanto, no período da safra, a equipe técnica faz uma avaliação dos dados e orienta os cuidados mais adequados por meio de boletins semanais.

Constarão nos relatórios informações sobre a semana e dicas que irão auxiliar o produtor no controle da mosca-das-frutas e também em outros cuidados que o pessegueiro necessitar. Os boletins serão publicados nas redes sociais e no portal da Embrapa Clima Temperado (www.embrapa.br/sistema-de-alerta/), bem como no JTR. A data para início dos boletins do Sistema de Alerta ainda não foi divulgada, mas a previsão é para o final de agosto.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome