Manejo Sustentável de Pecuária no Campo Nativo é tema de capacitação em Canguçu

Extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar e parceiros locais participaram de uma capacitação em Canguçu sobre "Atualizações em Manejo Conservacionista de Pecuária em Campo Nativo. (Foto: Divulgação Emater/RS-Ascar)

Nesta quinta-feira (22), extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar e parceiros locais participaram de uma capacitação em Canguçu sobre “Atualizações em Manejo Conservacionista de Pecuária em Campo Nativo.” Organizada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), a atividade faz parte do Plano de Ação Territorial de Conservação de Espécies Ameaçadas do Território Campanha Sul e Serra do Sudeste (PAT Campanha Sul e Serra do Sudeste). Para a Emater/RS-Ascar, essa iniciativa se alinhou às metas do Projeto ABC+, com foco no Subprojeto de Recuperação de Pastagens Degradadas, que visa restaurar e manter a pecuária sustentável no Bioma Pampa.

O evento teve início com a palestra de Carlos Nabinger, intitulada “Pecuária Sustentável com Base no Campo Nativo: Realidade Possível”, com discussão das práticas de manejo que promovem a sustentabilidade no Pampa. Em seguida, Fábio Torchelsen apresentou a palestra “Campos Nativos do Bioma Pampa: Uma Alternativa Produtiva para a Restauração da Paisagem Rural”, ressaltando a importância da preservação das áreas campestres remanescentes.

Inicialmente programadas para ocorrer em uma propriedade de referência, as atividades da tarde foram transferidas para o Centro de Treinamento da Emater/RS-Ascar em Canguçu (Cetac), devido à chuva. No local, os participantes continuaram as discussões e foram apresentados a colheitadeira de sementes de campo nativo, uma nova ferramenta para a recuperação de pastagens degradadas que já vem sendo utilizada em projetos de restauração do Bioma Pampa.

Como parte das ações do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção, o PAT Campanha Sul e Serra do Sudeste, sob coordenação da Sema, abrange uma área de aproximada de 36 mil km² no Sudeste do Pampa brasileiro, englobando 18 municípios da região. O plano visa à conservação de 30 espécies ameaçadas de fauna e flora. A Emater/RS-Ascar contribuiu com o Pró-Espécies na elaboração das ações do plano, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a conservação das espécies.

Já o Projeto ABC+ da Emater/RS é parte do Plano ABC+RS, voltado para a implementação de tecnologias sustentáveis na agropecuária, como manejo de solo e água, recuperação de pastagens degradadas, plantio direto, agroflorestas e integração lavoura-pecuária. Com o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e promover a sustentabilidade, o subprojeto “Recuperação de Pastagens Degradadas” inclui ações como o manejo eficiente dos recursos pastoris, preservação da vegetação nativa e capacitação de produtores e técnicos.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome