No dia 4, as convenções partidárias definiram os nomes dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Este ano, quatro chapas concorrem para representar a cidade, sendo elas dos partidos: PT, PSDB, Progressistas e MDB, com suas respectivas coligações.
Arion Luiz Borges Braga, 57 anos, é o candidato a prefeito pelo Partido Progressistas (PP). Natural da Armada, 5º distrito de Canguçu, Braga é vereador e acumula seis mandatos. O candidato a vice é Ariel Griep Timm, agricultor e empresário, de 43 anos, natural do 1º distrito – Canguçu Velho. Os pilares da campanha do PP são melhorias na infraestrutura rural, principalmente nas estradas, saúde e educação. Coligação: Progressistas, Republicanos, PSB e PDT.
A segunda chapa é liderada por Fabris Prestes, de 35 anos, do Partido dos Trabalhadores (PT). Natural do Passo do Lourenço, 4º distrito do município, é formado em Economia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atualmente empresário, Prestes já atuou como coordenador do Núcleo de Contabilidade e Tesouraria e secretário municipal da Fazenda em 2015 e 2016. Sua vice é Fabiane Dutra, 46 anos, natural do 1º distrito de Canguçu, formada em Direito com pós-graduação em Direito Trabalhista. Novos na política, Prestes e Fabiane têm como enfoque o desenvolvimento econômico do município e gestão compartilhada com a comunidade.
O candidato do MDB é Leandro Gauger Ehlert, conhecido como Pipa. Aos 38 anos, o atual vereador possui dois mandatos pelo MDB e é natural do Alto da Cruz, 5º distrito de Canguçu. A candidata a vice- prefeita é Miriam Liziane Radtke Neutzling, conhecida como Miriam do Hospital, de 39 anos. Natural de Canguçu, região do Iguatemi, Miriam é funcionária pública, formada em Administração e Gestão Hospitalar. Coligação: MDB, PL e União Brasil.
Luciano Zanetti Bertinetti, 41 anos, natural de Canguçu, é o candidato a prefeito pelo PSDB. Formado em Eletromecânica pelo Cefet-RS e Fisioterapia pela Urcamp. Vereador desde 2016, foi secretário da Saúde durante a pandemia e depois presidente da Câmara de Vereadores. Seu vice é Gilberto Degar, de 75 anos, natural de Canguçu e morador da Nova Gonçalves, com seis mandatos como vereador e atualmente agricultor aposentado. Coligação: PSDB federado com o Cidadania, coligação PSD.