Canguçu: Tenente Zanetti completa 20 anos de serviços prestados à comunidade

Tenente Marcos Zanetti (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

No dia 20 de novembro, o tenente Marcos Zanetti completou 20 anos de atuação na Brigada Militar (BM).

Ele possui formação em Direito e Geografia, além de pós-graduação em gestão e educação ambiental. Desde que assumiu o comando da instituição no município, se mostrou acessível em participar de projetos comunitários e prestar esclarecimentos à população quando solicitado.

Carreira militar e projetos desenvolvidos
O tenente começou sua carreira em 2000, após a realização de um curso de formação em soldado em que depois de concluído, foi lotado a um regimento militar, ficando lá por um ano. No final de 2002 foi transferido para Canguçu, onde atuou como soldado por mais dois anos e em 2004 realocado para Morro Redondo.

Ele conta que em 2007, residindo em Porto Alegre, foi selecionado para fazer o curso do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e ao retornar para Morro Redondo, passou a formar turmas em três escolas do município.

Em 2008, fez a prova classificatória para sargento, sendo selecionado entre os 150 melhores do estado. Em 2012, assumiu o comando da BM em Morro Redondo, onde atuou durante seis anos. Em 2018, prestou concurso e foi promovido a tenente, ficando lotado por 40 dias em Pelotas e, posteriormente, foi transferido para Canguçu, local onde atua até hoje.

Zanetti já realizou trabalhos com crianças através da Brigada Mirim e do Proerd (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

Para Zanetti, é uma satisfação ter conseguido obter êxito em aprovações de concurso de soldado, sargento e tenente da Brigada. Ainda, conta que aprendeu muito nesses anos com os colegas e ocorrências que atendeu. Atribuiu as conquistas à dedicação e à família que demonstrou apoio desde o começo.

Atuação enquanto policial militar
Um dos fatores que Zanetti considera satisfatório em seu trabalho é o retorno das crianças vindo a partir dos projetos como Proerd e Brigada Mirim, que oportunizam uma relação de proximidade dos pequenos com a comunidade, enquanto atores sociais. E comenta: “Trabalhar com crianças, ver nelas um sorriso é aquilo que tu imaginas de bom na vida”, acrescentando: “Tu consegues passar coisas muito positivas”.

Para ele, o atendimento de ocorrências são os momentos de maior perigo, onde precisa ter muito preparo técnico e emocional para saber agir, de acordo com a legislação. Ao atender um chamado se faz necessário priorizar o problema daquela pessoa, e assim defender e atender sua ocorrência.

Também, lembrou da importância da ação a partir do preparo do policial, em que deve ser proporcional a cada circunstância porque o policial lida com as coisas simples, desde uma ocorrência de trânsito, até uma mais complexa como um assalto.

Momentos marcantes e dificuldades enfrentadas
Sua dedicação ao trabalho gerou momentos de satisfação que vão desde aprovações nos concursos internos e superações pessoais. Para Zanetti, uma das principais metas alcançadas foi a aspiração em sair do interior do estado e ter esse destaque na capital. “Consegui com apoio da família superar esses desafios e dificuldades para chegar a me tornar um policial militar”, contou.

Ele relatou que teve dificuldades de deslocamento por morar no interior do município e ainda ser um momento onde o acesso à informação não era tão abrangente como acontece atualmente. Citando novamente a família, enfatizou que “com dedicação, esforço e muito estudo foi possível superar esses momentos difíceis”, afirmou.

E deixou uma mensagem para as crianças que sonham em ser policiais. “É uma profissão que te realiza enquanto pessoa. Continuem sonhando, porque é uma profissão que é extremamente gratificante, de suma importância para a sociedade, um divisor entre aqueles cidadãos que fazem o mal e aqueles cidadãos que fazem o bem”, finalizou.

1 comentário

  1. Marcos Zanetti é um ser humano e um cidadão exemplar. Merece todo o nosso reconhecimento e gratidão. Desejo a ele toda a felicidade possível e uma vida longa e saudável. Um grande abraço amigo.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome