Na última semana, os participantes do Programa de Desenvolvimento Econômico e Local de Canguçu (PRODEL) se reuniram para dar andamento nas atividades prevista para 2020 de desenvolvimento do município. Desde o mês de maio, o programa já havia retornado de forma totalmente online.
Os membros do programa realizam as discussões através de videoconferências com o objetivo de definir ações a médio, curto e longo prazo, para o desenvolvimento econômico e local do município de Canguçu, durante a pandemia de Covid-19.
Conforme definido pela equipe, as reuniões são divididas em cinco câmaras técnicas e um conselho que organiza e planeja a retomada das ações desenvolvidas nas câmaras técnicas, valida o modelo de reuniões em videoconferência e efetiva a atualização do Regimento Interno do programa. As câmaras tem objetivos distintos, confira:
Câmara de Agricultura: busca o incentivo a agroindústrias de processamento de alimentos e estudar e investir em medidas que minimizem os efeitos da estiagem.
Câmara de Turismo: busca confecção de material de divulgação do turismo, estudo de sinalizações turísticas, criação de um roteiro de cicloturismo, ampliação e consolidação da Rota de Turismo Rural, construção de um Roteiro de Cavalgada e ações para o turismo durante a pandemia.
Câmara de Comunicação: busca dar continuidade ao plano de comunicação e ao mapa estratégico de desenvolvimento.
Câmara de Educação: desenvolvem a metodologia do Projeto Escola no campo empreendedorismo escolar e implementar ações que contribuam com educação durante a pandemia.
Câmara de desburocratização: busca conhecimentos sobre os impactos econômicos relacionados ao crescimento vegetativo da folha e ao sistema previdenciário e investir no estudo técnico de saneamento.