Os últimos dias vêm sendo de bastante dor de cabeça para quem mora em alguns pontos de Canguçu. Conforme relatos dos moradores, a falta de abastecimento e vazamentos recorrentes tem preocupado os usuários destes serviços. Entre as principais reclamações, estão os bairros Uruguai, Triângulo e Teixeiras.
Conforme residentes, há meses, diariamente o abastecimento tem sido interrompido durante a manhã e voltando a se estabelecer na parte da noite, no Bairro Triângulo. “Os moradores sofrem com o caos que está”, diz uma moradora. Outro canguçuense reforçou o problema “eles tem que ver se tem água na rua 21 de abril, esquina Fernando Osório. Todos os dias, falta (água), o dia todo. É uma vergonha”.
“Na rua Tertuliano de Souza Lopes tem vazamento há 15 dias ou mais. Já foi avisado várias vezes e os mesmos não consertam. É água potável se desperdiçando. Acho que está na hora das autoridades fazerem algo”, pede um usuário.
As localidade da Rua 21 de Abril e Rua Tertuliano Barbosa são as mais prejudicadas, de acordo com os relatos ouvidos pela reportagem.
Em resposta, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), responsável pelo abastecimento do município, informou que está ciente das solicitações. “Até o final de semana, dentro do possível, vamos tentar normalizar na região da 21 de abril que está sendo mais afetada”, aponta, e complementa: “Os vazamentos visíveis estamos tentando consertar o mais breve possível”, informa a Corsan, em nota.
A companhia fez um levantamento e identificou 12 vazamentos no município, sendo três deles na região da rua 21 de abril, no Bairro Uruguai. Neste momento, os agentes da empresa estão atuando no conserto de pontos na Vila Fonseca que encontravam-se sem água. Segundo a companhia, estes locais precisaram de manutenção em decorrência das obras nas redes pluviais realizadas pela Prefeitura Municipal. De acordo com a Corsan, os vazamentos no Bairro Uruguai se intensificaram no último final de semana por conta da baixa pressão da água na rua 21 de abril.
Os usuários que desejarem relatar falta de abastecimento, poderão receber atendimento virtual. Ou, então, por meio do telefone 0800 646 6444, que atende 24h por dia.