Capolivo: o azeite familiar de Canguçu reconhecido no mundo

Quatro rótulos integram a marca, sendo duas edições limitadas, o Capolivo Coratina e o Capolivo Picual. (Foto: Divulgação)

A família Capoani é tradicionalmente composta por empreendedores que primam pela qualidade de seu trabalho. Os produtores do azeite Capolivo escolheram se instalar em Canguçu por conta do clima, relevo e solo, que possibilitam um melhor cultivo e o desenvolvimento das oliveiras. Parte do Roteiro Olivais da Serra dos Tapes, a Fazenda Tarumã acumula premiações mundiais no quesito qualidade e primor de azeites.

A Capolivo lançou recentemente duas edições limitadas. Em 2022, além do Blend Arbequina/Arbosana e do Monovarietal Koroneiki, produziu o azeite Capolivo Coratina e o azeite Capolivo Picual.

O Coratina possui origem italiana e é um azeite mais marcante, de sabor frutado, picância e amargor intenso. Já o picual é de origem espanhola e produz um azeite que apresenta picância e amargor acentuados, sendo indicado para pratos encorpados.

O foco de produção, neste momento, são as novas variedades. “Para nossa surpresa, já estão sendo muito bem aceitas. Além de já estrearem premiadas na maior e mais prestigiada competição de azeites de oliva do mundo, a New York Olive Oil Competition. Está conquistando os paladares”, disseram os administradores.

Experiências turísticas
O turismo também chegará como novidade, já que na fazenda, os visitantes poderão presenciar a forma e detalhes de plantação e a história de dedicação familiar em produzir azeites. Através da Capolivo, o município vem sendo lembrado por conta da excelência de produção dos produtos. Isso porque o resultado final é de um azeite 100% puro, extra virgem e de qualidade única.

Fazenda Tarumã é considerada uma das maiores áreas plantadas de oliveiras do estado. (Foto: Divulgação)

As belas paisagens e o contato com a natureza são possibilidades da experiência que são oferecidas pela Rota das Oliveiras que através das visitações organizadas, abrem espaço para os turistas conhecerem o local, considerado uma das maiores áreas plantadas de oliveiras do estado. A Capolivo atende os principais empórios e delicatessens da região sul, seus azeites são reconhecidos como melhores experiências gourmets. Isso porque no seu processo de produção, existe uma busca pela obtenção do menor tempo entre a colheita e a extração do azeite.

Sobre a atuação no município, a família define que Canguçu os acolheu muito bem. “Os moradores de Canguçu realmente valorizam o que é produzido aqui. Alguns estabelecimentos têm até gôndolas especiais para produtos locais. O município com certeza será reconhecido pelos olivais e produção de azeite” relataram.

Qualidade e certificações
Durante o evento Olivas no Cais, que ocorreu no mês de maio, em Porto Alegre, foram conhecidas as primeiras 29 marcas de azeites gaúchos qualificadas com o Selo Ibraoliva Produtos Premium, referente à origem e qualidade. A Capolivo ficou dentro das premiações. “Este ano a olivicultura viveu um momento histórico e é uma honra para nós da Capolivo fazer parte disso”, afirmou a família.

O Selo do Ibraoliva é uma garantia de qualidade para o consumidor e para o produtor e também um selo contra a falsificação de azeites de oliva no Brasil, pois atesta que esses produtos foram submetidos a um painel sensorial composto por nove renomados degustadores extremamente competentes e profissionais.

“Estamos muito felizes com a contemplação e reconhecimento, em nossos quatro rótulos, de todo o esforço que resulta na qualidade extrema dos nossos Azeites Capolivo”, destacaram os administradores.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome