Canguçuense se dedica há 17 anos à causa animal

Um exemplo de companheirismo entre Josias Borges Matias, de 44 anos, e os animais (Foto: Gabriela Ávila/JTR)

O canguçuense Josias Borges Matias, de 44 anos, é um exemplo de dedicação à causa animal em Canguçu. Há 17 anos, ele cuida de animais em situação de rua e presta apoio a famílias que não possuem condições de manter seus bichinhos de estimação. “O meu trabalho é amenizar a situação de animais de rua”, afirmou.

Atualmente, Matias cuida de cerca de 100 animais de rua, mas esse número já foi bem maior. Ele já realizou a doação responsável de mais de 300, inclusive, de 12 cães que adotou, 11 são frutos de resgate. Diariamente, o homem prepara duas panelas grandes de arroz com fígado de galinha, que é suficiente para 40 animais, e conta ainda com a ajuda de doações de restos de alimentos de 10 restaurantes locais para alimentar os amigos de quatro patas.

“Mesmo comigo buscando, todos os dias, os restos de alimentos dos restaurantes e preparando as duas panelas com comida para eles, eu chego a gastar mensalmente em torno de R$ 4 mil”, explicou.

Porém, sua generosidade se estende além da causa animal. Matias ajuda cerca de 20 famílias em situação de vulnerabilidade, distribuindo, toda semana, marmitas para essas pessoas.Ao longo desses anos de dedicação a gatos e cães, o voluntário já realizou 200 castrações, sendo de 25 a 30 feitas em parceria com a Prefeitura e o restante de modo particular, muitas vezes abrigando-os em sua casa no período pós-cirúrgico. Para Matias, a castração é a melhor solução para combater o abandono.

“Estou sempre em busca da castração, pois ela é a chave de tudo. As feirinhas de doações também são fundamentais, pois ali já se doa os filhotes e castra as mães”, destacou.
O defensor dos animais lamenta os maus-tratos que acontecem e ressalta a ausência de punições severas e prolongadas para as pessoas que cometem esses crimes. Ele espera que o atual prefeito, Arion Braga (PP), amplie o apoio à causa animal.

“Espero que o Arion ajude a causa animal, principalmente em relação à castração, que é muito importante”, comentou.

Matias explica que tudo o que faz pelos animais é puramente por amor, pois os bichos também merecem ter uma vida digna. “Todos os dias vou cuidar deles, não importa se está sol ou chuva. Eu faço tudo isso pela minha paixão por eles. E as pessoas que tiverem interesse em contribuir podem doar ração. Não aceito dinheiro, mas estou sempre aqui na Praça Central da cidade (Praça Dr. Francisco Carlos dos Santos) para quem quiser conversar comigo”, acrescentou.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome