A promoção do turismo em Canguçu vem se tornando uma realidade diária para instituições públicas e privadas. Com empreendimentos alinhados, o município já possui espaços de lazer, possibilidades de hospedagens, produtos com selo municipal e previsões de aumento de vínculos empregatícios ligados ao setor.
Com uma diversidade cultural ampla, 2022 foi o ano em que o município entrou para o mapa do turismo nacional. Reconhecimento que deve ampliar o número de visitantes em eventos culturais promovidos pelas entidades da região e aumentar a busca pelos empreendimentos existentes.
A fim de fomentar o setor, o Núcleo de Turismo está atuando fortemente na promoção e divulgação das belezas de Canguçu. Desta forma, as pessoas passam a ter contato com esse trabalho e despertam o desejo de conhecer os locais do município. As opções variam entre turismo pedagógico, patrimonial, cultural e rural.
Turismo no frio
A pandemia foi um dos fatores que reduziu as buscas por passeios e atividades turísticas. Embora nem sempre de forma presencial, o turismo do município ainda seguiu sendo fomentado mesmo neste período. Mas, atualmente, as possibilidades de visitações já estão abertas ao público.
Entre as opções de passeios no inverno, o Espaço Vera está reabrindo com praça de alimentação aos finais de semana. O Sítio Pedra do Luar possui paisagens planejadas e lugares pra se tomar um vinho em volta da fogueira. Já a Fazenda Serra dos Tapes é reconhecida pelo requinte dos melhores azeites do mundo.
Uma possibilidade aconchegante é a Pousada e Eventos Negrinho do Pastoreio que possui cabanas rústicas, com aquecimento de fogão a lenha. A Pousada Rincão dos Melões também é uma opção para os dias frios. A Fazenda Tarumã oferece um resgate pela história de dedicação familiar em produzir azeites extra virgens e possuí locais para encontros e piqueniques em torno de um lago.
Com apresentação de pratos da culinária regional, ações de trabalho rural e pecuária orgânica, a Fazenda Martimar leva o título de um dos 100 destinos sustentáveis do mundo. Já na Propriedade Vida na Terra, os visitantes poderão ter contato com o cultivo de frutas totalmente orgânicas e saborear os sucos coloniais produzidos no local.