Canguçu: Acican comemora 69 anos com atividades durante o mês de agosto

A atual gestão está há cinco anos à frente da Acican (Foto: Divulgação)

Fundada em 25 de agosto de 1950, a Associação do Comércio, Indústria e Serviços de Canguçu (Acican) comemora sua história neste mês com diversas atividades no município, um dos objetivos trabalhados pela atual gestão.
Na última quinta-feira (8), foram promovidos TEDx sobre desenvolvimento pessoal. Além disso, no dia 12, os TEDx serão voltados ao desenvolvimento profissional, ambos no Cine Teatro.
No dia 17, acontecerá o Feirão de Saldos, realizada ao final de cada estação para promover o setor, oportunizando preços atrativos à população e mais uma forma de venda ao associado. O evento ocorrerá ao lado da canchinha pública, no Centro, e também terá atrações musicais.
Conforme o diretor Rodrigo de Almeida Ferreira, o jantar de confraternização a ser promovido no Restaurante Caxias, no dia 21, contará com o painel “A Mulher Canguçuense: Desafios e Oportunidades”, com objetivo de apresentar cases de mulheres que empreendem tanto na zona rural, quanto urbana. Algumas delas estão vinculadas à Aceleradora de Mulheres Empreendedoras, da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul).
“Nós temos nove mulheres daqui participando, de 50 vagas no estado. A ideia de ter pessoas daqui [do município] para mostrar que ações dão certo aqui”, diz Ferreira, ressaltando que na ocasião também será debatido o associativismo, principalmente pelas mudanças que ocorrem na sociedade, de modo geral.

Atuação da Acican
Conforme o diretor da associação, a atual gestão está há cinco anos à frente da Acican. Durante esse período, houve um crescimento no número de associados, sendo cerca de 140.
Para Ferreira, a principal vantagem em ser um associado é ter a representação no comércio e serviço local. Ainda, a instituição possui convênios com empresas das áreas de educação, saúde e outros.
Pensando na aceleração em fazer o município crescer, iniciou o Programa de Desenvolvimento Econômico Local (PRODEL), neste ano, com a intenção de identificar as potencialidades em termos de geração de emprego e renda, e a partir da dificuldade de cada setor, propor projetos e ações que podem minimizar as situações negativas, bem como potencializar o desenvolvimento local. Metodologia oriunda da Alemanha, Canguçu é a terceira cidade do Rio Grande do Sul a contratar este programa.
A primeira ação foi realizar um diagnóstico, apresentado ao público – o maior de todas as cidades do país – com envolvimentos de entidades locais.
De acordo com o diretor, Canguçu possui 18 mil aposentados, e a tendência é ter uma população que se estabeleça em outros pontos interessantes de diversos setores, como no turismo, agricultura, educação e desburocratização, por exemplo, que já começaram a ter ações voltadas. O projeto está sendo construído em parceria com o Executivo e Legislativo.
Dentro do contexto de buscar valorizar a produção local, uma das iniciativas é a produção de um selo para valorizar as marcas da cidade, em todos os segmentos, bem como desenvolvimento de pontos de recepção ao turista, mapeamento de eventos do município, dentre outros.
Além disso, são realizados núcleos que reúnem pessoas que possuem um ponto em comum: em Canguçu está sendo promovido o Núcleo de Mulheres Empreendedoras, pois segundo Ferreira, o município possui 60% ou mais de mulheres que fazem gestão de empresas. “Vimos que isso é uma diferença. Estamos na formação do segundo núcleo. São de 15 a 20 mulheres que se reúnem a cada 15 dias para conversar sobre temas que as ligam”, afirma, sendo esse um modo de trocar ideias e resolver problemas.
Também estão previstos cursos para qualificação de empreendedores, com o objetivo de aperfeiçoar cada vez mais empresários. Ainda, foi adquirida uma nova sede pela associação, sendo mais ampla e, principalmente, própria. Fica localizada na rua Júlio de Castilhos, 751, em frente à Unopar. O telefone é (53) 3252-1170 e 3252-2400.

Programação

Segunda-feira (12)
A-Talk – Desenvolvimento Profissional
19h30: Palestras no modelo TEDx com assuntos voltados ao desenvolvimento profissional e empreendedorismo
– Mercado de Trabalho: Formação Profissional do Empreendedor e do Colaborador – José Bonifácio da Costa Poetsch
– Diferenciação e Posicionamento: Como ser surpreendente na era do “ser diferente” – Augusto Duarte
– Formalização de Empresas – Erroldisnei Borges
– Liderança – Roger Morales
Sábado (17)
Feirão de Saldos
Das 13h às 18h: Tarde de atrações com estandes do comércio local, música e mateada
Quarta-feira (21)
19h: Painel de encerramento abordando o tema “A Mulher Canguçuense: Desafios e Oportunidades”, seguido de um jantar de confraternização

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome