
Agora em sua terceira edição, o Desafio de MTB “Caminhos na Colônia”, será no dia 24 de setembro com três novos trajetos que guiarão os participantes pelo Roteiro de Turismo Olivais das Serras dos Tapes, com percursos de 30km, 52km e 88km, os três com marcações de nível, sendo: iniciante, intermediário e avançado, respectivamente.
Desenvolvido através da Câmara Técnica de Turismo do Programa de Desenvolvimento Local, o projeto foi primeiramente pensado em 2019 e contou com uma série de consultorias com Alexandre Gomes, responsável pelo cicloturismo de renomados roteiros brasileiros, como o circuito do Vale Europeu em Santa Catarina.
Realizado desde 2021, o roteiro cicloturístico é voltado para quem deseja desafiar a si mesmo e também estar em contato com o pampa gaúcho.
Para além do número esperado de participantes e de diferentes localidades, o evento, ao promover o circuito anual, colabora diretamente com o impacto econômico que o turismo gera aos municípios através da visitação feita às propriedades que integram o roteiro, levando para Canguçu atletas representantes de, pelo menos, mais de 30 municípios.
Rogério Carniato, um dos responsáveis pela organização do evento, conta que a contagem regressiva para o desafio está a pleno vapor, e a preparação para o evento está mais empolgante do que nunca. “O sucesso deste evento não seria possível sem a incrível colaboração de várias entidades e grupos da comunidade local. O Desafio é verdadeiramente uma iniciativa construída por muitas mãos”, relata, ressaltando a dedicação e empenho dos voluntários locais.
Ainda, sobre as experiências reservadas aos participantes, Carniato declara que o evento não é apenas uma competição, mas sim uma celebração das belezas e da cultura da região. “Os participantes terão a oportunidade de se conectar com a natureza, experimentar a hospitalidade da comunidade local e criar memórias que durarão para sempre”, declara.
Atualmente, com seu segundo lote válido até este domingo (10), o público pode garantir participação pelo valor de inscrição de R$ 85. Demais informações e alteração de valores após a mudança de lote – que ocorre em 20 de setembro, podem ser obtidas através da guia: linktr.ee/caminhosnacolonia.