O tradicional Natal Serra do Sul, realizado em Canguçu, teve início na semana de Natal. A festa que ocorre há décadas tem como destaque a Praça Central da cidade com iluminação temática e decorada, além de uma variedade de shows e apresentações. Neste ano, a abertura oficial do evento teve início na segunda-feira (18) e segue até esta sexta-feira (22).
A Prefeitura de Canguçu realizou um chamamento para que empresas e comércios em geral do município pudessem cadastrar seus empreendimentos para participar do evento e da programação. Além disso, a realização do Natal Serra do Sul de 2023 conta com o apoio e o patrocínio de empresários e comerciantes do município levando em consideração que este ano, o orçamento para a realização dos festejos foi menor que dos anos anteriores.
O secretário municipal de Educação, Esportes e Cultura, Diego Wolter, ressaltou que 2023 foi um ano difícil, com diversas restrições financeiras e por isso, para que houvesse a realização do evento, a prefeitura buscou parcerias. O secretário ainda ressalta que a participação e apoio da comunidade está sendo fundamental para a realização do evento que seria em menor escala e projeção caso não houvesse apoio dos canguçuenses.
“Deixamos nosso agradecimento. Sabemos que quando não se tem possibilidade pelo poder público a comunidade compra a ideia. E dessa forma estaremos fazendo um grande Natal”, celebra.
Além disso, neste ano a programação conta com uma novidade. Haverá a 1ª edição do concurso Natal Serra do Sul Iluminado que premiará o morador com a residência melhor decorada para o Natal. Os moradores canguçuenses puderam realizar a inscrição na própria Secretaria e receberam ao longo da semana a visita externa dos avaliadores.
A premiação será entregue para os três primeiros colocados através de empresas patrocinadoras do evento deste ano. O objetivo do concurso, de acordo com a administração municipal, é estimular o envolvimento e a participação da comunidade reconhecendo a tradição natalina em Canguçu.
Moradora do Bairro Prado, Frida Ribeiro conta que ficou empolgada quando soube do concurso e que aprova a iniciativa. “Assim, todas as pessoas que tiveram a iniciativa e puderam, decoraram a casa para o Natal e participaram do concurso. Até mesmo por conta de tudo que passamos nesses últimos anos com a pandemia, agora é o momento de mostrar que é vida nova. Resolvi participar por isso, decorar minha casa é fazer um gesto de alegria, mostrar que a gente venceu”, justifica.
Ela ainda reforça o espírito natalino desta época do ano indicando que “Natal é vida, é luz, é vida nova”. Assim como Frida, outros moradores da cidade se inscreveram no concurso e receberam a visita externa dos avaliadores.
Uma programação de Natal que apesar de receber investimentos menores que dos outros anos, contou com a participação ativa da comunidade. A programação tem previsão para término nesta sexta-feira (22), quando ocorre a divulgação do vencedor do concurso, às 20h. Mas a decoração natalina deverá seguir até o início do ano.
Programação
Sexta-feira – 22/12
19h30 – Chegada do Papai Noel
20h – Teatro “Dai Owagelïffs”
20h30 – Apresentação instrumental com Miriam Elert
20h45 – Teatro regional “O Fota e a Muta”
21h – Show com Arlindo Schellin
21h45 – Show com a Banda Pomer Brass