Nos últimos dias, profissionais das escolas de Canguçu vêm desenvolvendo atividades à distância com os alunos da rede municipal. As aulas estão suspensas desde a semana passada e por conta das medidas de prevenção ao coronavírus (Covid-19), a Secretaria de Educação Esportes e Cultura (SMEEC) orientou as escolas a aplicarem as tarefas à distância.
As instituições de ensino utilizam de aplicativos de comunicação para repassar os conteúdos, monitorando e observando o desempenho de seus alunos. Os exercícios são realizados diariamente, conforme solicitado pelos professores que acompanham o desenvolvimento das tarefas através de postagens ou responsáveis pelo aluno.
Os estudantes que não possuem acesso as plataformas digitais receberão atividades a serem desenvolvidas em outro momento. “A minha irmã estuda na EMEF Dom Pedro II, os professores dela mandam as atividades pelo WhatsApp a fim de passarmos pro caderno e ela resolver as questões propostas em casa”, conta Eduarda Madruga, irmã da pequena Herryellen, de 6 anos.
As atividades variam de acordo com o grau de instrução das crianças. Para os alunos das séries iniciais estão sendo indicados livros infantis sobre o Covid-19, para que desta forma, as crianças entendam de uma forma simplificada o assunto e a importância com a prevenção. E, para os alunos dos anos finais que já possuem um maior entendimento sobre o vírus são realizadas outras atividades na ferramenta Google Classroom.