Escolas estaduais de Canguçu irão participar do ato contra o pacote do governo estadual

As escolas de ensino médio estaduais de Canguçu irão paralisar amanhã (Foto: Liziane Stoelben Rodrigues/JTR)

Amanhã (28), as escolas de ensino médio estaduais da cidade, Escola Estadual João de Deus Nunes (JDN) e Escola Técnica Estadual Canguçu (ETEC) irão paralisar as aulas para participar da manifestação pública que ocorrerá em frente à Assembleia Legislativa, visando contrapor o pacote de reestruturação do funcionalismo público estadual que é um projeto de autoria do Executivo, governador Eduardo Leite (PSDB).

O ato ocorre no primeiro dia de votação do pacote que prevê mudanças nos atuais regimes de servidores públicos estaduais– incluindo professores, servidores da saúde, técnicos agrícolas, inspetores de vigilância sanitária, judiciários entre outras categorias – e da previdência dos funcionários militares e civis.

As escolas retornaram esse mês com as atividades normais após uma greve de 56 dias – conforme informado pelo membro da diretoria da regional do CEPERS Sindicato, Rodrigo Giovanaz – a avaliação do sindicato sobre a greve é de que ela ocorreu em uma situação difícil, “momento em que foi cortado o ponto dos professores, mas surtiu efeito por conta das alterações conseguidas pelos grevistas que consideram importantes em relação ao recuo do governo em pontos importantes”.

A diretora da Escola JDN, Fabiani Timm, também comentou sobre a greve “a Câmara dos Deputados sentiu a pressão popular, o projeto sofreu alterações positivas e foi adiada sua votação devido a força do movimento que foi intensa no estado” e completou “os deputados sabem da posição dos servidores que entendemos que esse pacote desmantela com a educação pública estadual”.

Ambas as escolas salientaram que o principal motivo do fim da greve foi o respeito aos alunos e a comunidade escolar que, desde o começo, apoiou a luta dos servidores estaduais. A paralisação ocorrerá somente no dia de amanhã, 28.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome