
Em um evento realizado em 17 de junho, no Hotel Canguçu, foram escolhidas as soberanas para compor a corte do município neste ano. O concurso é organizado pelo Departamento de Cultura da Secretaria de Edição, em parceria com a Associação Educacional Canguçuense. A cerimônia teve ainda show do cantor local Charles Busker.
O processo seletivo contou com nove candidatas. Todas tiveram que passar por diversas etapas de avaliação, entre elas um teste cultural, no qual as concorrentes demonstraram seus conhecimentos sobre a história e a cultura de Canguçu. De acordo com a organização, o teste foi responsável por 60% da nota final. Em seguida, a etapa dos desfiles compôs o restante da nota final das candidatas.
As vencedoras foram conhecidas, após obterem as maiores notas em todas as etapas do concurso. Isabeli Karnopp Hornke foi coroada como Senhorita Município; Ravena Domingues Madruga recebeu o título de Princesa dos Tapes; e Maria Eduarda de Brito Flores é a nova Senhorita Simpatia.
O JTR conversou com as novas soberanas que contaram o sentimento de representar Canguçu com suas faixas.
Conheça abaixo o perfil de cada uma das soberanas 2024.
Isabeli Karnopp – Senhorita Município
Isabeli tem 16 anos e, atualmente, cursa o primeiro ano do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Carlos Mesko. A Senhorita Município de 2024 contou que sempre quis fazer parte da corte. Ela afirmou ainda que realizou a inscrição de última hora, mas que, desde então, passou a se dedicar ao máximo para o concurso. A adolescente ressaltou o apoio dos pais ao longo do processo.
Quando questionada sobre a preparação pro processo seletivo, a jovem disse: “Eu já tinha muito conhecimento sobre o município. Além de sempre ter estudado na Escola do Campo, estive presente em diversos festivais e eventos do município, o que agregou muito conhecimento, podendo conhecer o município um pouco mais a fundo”.
Com relação ao sentimento de se tornar Senhorita Município e representar Canguçu, Isabeli comenta que é incrível e terá muito orgulho. “Representar a Capital Nacional da Agricultura Familiar é um grande mérito o qual farei de tudo para representar da melhor forma. Muito mais que uma faixa, represento um povo batalhador, um município belíssimo e encantador”.
Ravena Domingues – Princesa dos Tapes
Ravena tem 22 anos e, atualmente, cursa Biomedicina na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), além de trabalhar em uma loja de artigos gaúchos em Canguçu. A Princesa dos Tapes já participou do concurso outras duas vezes, tendo sido coroada como Senhorita Município em 2022. Em entrevista à reportagem, Ravena comentou sobre a representatividade da coroação. “Poder fazer parte da Corte de Soberanas e representar a beleza e a cultura de Canguçu é muito gratificante. Poder levar um pouco da nossa cidade por onde eu for, mostrar um pouquinho do quão bela Canguçu é, seja sobre sua criação, crenças ou também história, não tem preço! Espero que, juntamente com as meninas, possamos fazer um belo trabalho para agregar ainda mais ao município. E justamente o que disse: espero poder mostrar um pouco mais sobre nossa Princesa dos Tapes sobre coisas que nem todos têm conhecimento, principalmente histórico e cultural”.
Maria Eduarda de Brito – Senhorita Simpatia
Maria Eduarda tem 17 anos e cursa o Ensino Médio no Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida. A adolescente conta que os primeiros dias após a coroação são momentos de gratidão e que sempre teve o desejo de fazer parte da Corte de Soberanas do município.“Esse ano tive a honra de ser escolhida como Senhorita Simpatia, um papel de extrema importância para mim, e para enaltecer nosso papel como munícipe, com certeza será uma corte de muito aprendizado e boas memórias. Foi um período de muito estudo, dedicação e aprendizado. Sou grata às pessoas que estiveram e estão comigo nesse período. Ter me tornado Senhorita Simpatia com certeza vai ser uma experiência que vai marcar minha trajetória. Poder representar o meu município é uma honra que terei durante esse ano de 2024”, contou a jovem.
As soberanas irão representar Canguçu em eventos e iniciativas culturais até meados de 2025. A Prefeitura ressaltou a importância da colaboração de empresários e o voluntariado de representantes da comunidade para a realização do evento.