Em Canguçu, Grupo de Danças Típicas instala Osterbaum

Desde 2023, o grupo de Danças Folclóricas Bauernkreis, instala em frente à Prefeitura a chamada Osterbaum, um símbolo da Páscoa para os antigos germânicos. (Foto: Josimara Megiato)

A Páscoa em Canguçu conta com um elemento decorativo, exposto em local público, que tem como objetivo resgatar e preservar os costumes e tradições da cultura alemã e pomerana no município.

Desde 2023, o grupo de Danças Folclóricas Bauernkreis, instala em frente à Prefeitura a chamada Osterbaum, que consiste em uma árvore com galhos secos, decoradas com cascas de ovos pintados – um símbolo da Páscoa para os antigos germânicos.

O grupo é coordenado pelo instrutor Giales Raí. Ele que realiza toda a produção da árvore, desde a perfuração do solo à instalação para, então, decorá-la com as cascas dos ovos, que também são pintados por integrantes da equipe.

Em conversa com a reportagem do JTR, Raí contou que em 2024 o Osterbaum está maior que do ano anterior. Ele reforça que a ação é muito importante tendo em vista que o município possui grande parte de sua colonização por alemães.

“Como Canguçu tem uma colonização, uma presença pomerana e germânica, a gente optou por se entender que também é papel do grupo de danças reforçar a cultura através não só da dança, mas também dos costumes e hábitos. Hoje, poucas crianças conhecem e não é tão comum encontrarmos a Osterbaum. E aí entendemos que seria nosso papel e por isso colocamos no Centro junto a uma explicação para que com o tempo isso passe a ser comum pra nós também”.

A ideia é que os mais jovens possam conhecer um pouco mais sobre os costumes do povo germânico também nesta época do ano, que é considerada um símbolo religioso. Uma das integrantes do Grupo Adulto de Dança, a aluna Sandy Muller conta que está no grupo há dois anos e que para ela é muito importante participar da colocação da árvore de Páscoa porque são costumes que passam de geração para geração. “Isso vem dos antepassados, e é muito importante porque faz com que os jovens possam ter esse contato do que é nossa cultura e isso é muito relevante para continuidade dos nossos costumes”. A árvore ficará exposta até o primeiro domingo após a Páscoa, no dia 7 de abril.

Os galhos secos simbolizam a frieza e a morte de Jesus Cristo.
As cascas de ovos pintadas simbolizam a alegria da vida. (Foto: Josimara Megiato)

Sobre o significado da Osterbaum

A árvore é um símbolo decorativo da Páscoa, mas que possui grandes significados quanto à relação com a data. Os galhos secos simbolizam a frieza e a morte de Jesus Cristo. As cascas de ovos pintadas simbolizam a alegria da vida, 16 representando então a ressurreição. Já o ovo indica que há vida dentro dele e dali que ela surge. Além do sentido relacionado diretamente à Páscoa, a Osterbaum representa outros conceitos. Antes do século XX, a árvore já existia e havia sido criada com intuito de comemorar o final do inverno, decorando os galhos secos com os ovos coloridos para receber, logo em seguida, a primavera. Foi após algum tempo que a árvore ganhou toda a força e significação cristã, fazendo parte e sendo um dos grandes símbolos das decorações de Páscoa dos alemães.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome