Ministério da Saúde confirma dois médicos para Arroio Grande

Vice-prefeito Casca Silva (Progressistas) e a secretária de Governo Roseane Guevara foram recebidos pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. (Foto: Divulgação)

A notícia tão esperada pelos gestores municipais foi oficializada na segunda-feira (11), à noite, pelo vice-prefeito Casca Silva (Progressistas) e pela secretária de Governo Roseane Guevara, que cumpriram agenda em Brasília, tendo como principal pauta a liberação de dois médicos indicados pelo novo programa federal para Arroio Grande. O município vem sofrendo com a falta de médicos desde a extinção do Mais Médicos, que disponibilizava três profissionais para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) locais.

Em entrevista, o prefeito Ivan Guevara (Progressistas) ratificou a importância do trabalho presencial junto às bancadas gaúchas no Congresso e nos Ministérios em Brasília e em Porto Alegre com as lideranças estaduais e o Palácio Piratini, do vice-prefeito e de Rose, designados para exercerem, exatamente, a tarefa de captar recursos nas duas esferas, defendendo a execução de projetos protocolados ou apresentando novos pleitos do município.

“Nem sempre a representatividade dos parlamentares regionais é suficiente para que as reivindicações e as demandas locais sejam atendidas. A burocracia é muito grande e exige persistência e permanente busca da administração municipal, porque só os recursos arrecadados aqui não são suficientes para tornar realidade os projetos e atender as necessidades dos cidadãos. Lamento que algumas pessoas desconhecem este trabalho, que é uma extensão do gabinete do prefeito junto aos governos estadual e federal e criticam de forma maldosa a luta de nosso vice-prefeito e dos secretários nestas outras duas esferas”, desabafou Guevara.

O prefeito acrescentou que a recente resposta para a importância deste trabalho “externo” que seu governo faz é a confirmação dos dois médicos, tornando Arroio Grande o primeiro município da metade Sul a ter os profissionais do Programa Médicos Pelo Brasil credenciados para atuarem, a partir do mês de agosto, nas unidades de saúde.

No final da tarde de terça-feira (12), como uma das últimas agendas na capital federal, Silva e Roseane participaram de reunião com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, com a presença de prefeitos e representantes políticos da região Sul do estado, tratando de assuntos do novo programa implantado pelo governo federal e de outras demandas dos municípios.

Silva protocolou no Ministério da Saúde o pedido de mais um médico para o município, já que Arroio Grande contava com três profissionais no programa anterior, e a liberação de três equipes de profissionais para trabalharem na saúde básica: Equipe de Saúde da Família (ESF); Equipe de Atenção Primária (EAP) e Equipe de Saúde Bucal (ESB), aguardando os trâmites burocráticos para que sejam publicados no Diário Oficial da União.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome