Após o aumento de casos confirmados de coronavírus nesta semana em Arroio Grande, a Prefeitura recebeu as orientações repassadas pelo Comitê de Operações Emergenciais (COE) que preveem algumas ações restritivas.
Uma das grandes preocupações recaía quanto a possível suspensão das atividades comerciais, por isso o prefeito Luis Henrique Pereira (Progressistas) convocou uma reunião ainda na tarde de quarta-feira (22), no Centro de Cultura Basílio Conceição, para ouvir o posicionamento das entidades que representam o setor econômico e trabalhista do município.
Após a reunião, optou-se em manter as atividades comerciais, porém com implementação de medidas mais rigorosas. Através de decreto, é restringida a circulação, visitas e reuniões presenciais de qualquer tipo ao estritamente necessário, sob pena de multa; a utilização de máscara facial de maneira correta tanto por pessoas físicas como jurídicas; proibido o consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos em qualquer horário e dia da semana; e proibida a aglomeração e/ou reunião com mais de quatro pessoas em locais públicos.
Outro ponto importante no novo decreto é referente ao regramento para o transporte intermunicipal, devendo ser adotado o sistema de lista de passageiros, com indicação da linha, horário, nome, idade, endereço, telefone para contato e destino da viagem, inclusive daqueles cujo embarque/desembarque ocorra em algum trecho da rodovia, além dos motoristas, cobradores e fiscais responsáveis pelas viagens.