Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira (31), o prefeito Luis Henrique Pereira (Progressistas) atualizou as informações em relação ao enfrentamento à pandemia de coronavírus. Em relação a região, Pereira, que é o atual presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), ressaltou que há uma preocupação geral e um clima de apreensão diante da atual situação salientando as questões estruturais dificultosa que envolve a saúde dos municípios que compõe a região.
No âmbito local, mesmo com as dificuldades, o Executivo tem mobilizado toda uma estrutura humana para o combate e a conscientização ao coronavírus, realizando a orientação junto ao comércio local e a população. Pereira ressaltou a importância das pessoas permanecerem em suas casas nesse momento e obedecendo as orientações relacionadas a higiene e a etiqueta respiratória. Diversas reuniões foram realizadas nos últimos dias sempre procurando ouvir os órgãos representativos do município procurando elaborar a melhor estratégia para esse momento.
“Estamos trabalhando de forma consciente e sempre buscando o melhor. Registro que nesse momento a vida é o mais importante”, ressalta.
O prefeito ainda fez referência a estiagem que tem castigado os produtores rurais do município o que ainda pode acarretar mais perdas econômicas no município. Em relação aos decretos municipais expedidos, ele destacou que essa foi a forma que o grupo de trabalho encontrou para evitar aglomerações e preservar a população e que as equipes de saúde estão atentas ao andamento da situação.
Pereira reforça que se tiver que tomar atitudes drásticas em relação ao decreto, como a restrição de circulação de pessoas na rua não medirá esforços para isso, como forma de promover os cuidados necessários e evitar um possível colapso no sistema de saúde pública.
O vice-prefeito Ivan Guevara (PTB) aprofundou o pedido para que as pessoas respeitem o isolamento social para o bem de toda a população, apontando como medida preventiva imediata que as pessoas evitem aglomerações para que se possa passar por esse período tão dificultoso.