Semana da Consciência Negra: Secretaria de Educação promove conversa com alunos da rede municipal de Arroio Grande

Encontro aconteceu na quarta-feira (16), no Centro de Cultura Basílio Conceição. (Foto: Milka Camargo)

Diversas atividades estão sendo realizadas dentro da programação da Semana da Consciência Negra em Arroio Grande. Na manhã desta quarta-feira (16), a Secretaria Municipal de Educação promoveu, no Centro de Cultura Basílio Conceição, uma roda de conversa com o tema, Diálogos Antirracistas: O que você precisa saber para combatê-lo. O encontro foi transmitido pelas redes sociais.

Dentro dos eixos racismo estrutural, educação antirracista e a realidade local: o racismo em Arroio Grande, os participantes compartilharam com os alunos as vivências e a realidade enfrentada nos segmentos em que atuam os convidados para o evento. Ao final, a secretária Municipal de Educação, Maria Angélica Afonso Cardozo destacou a importância de discutir o assunto no ambiente educacional, agradecendo aos participantes pelo convite e entregando uma lembrança pela participação. Cabe destacar que o ensino antirracista é pautado na Lei 10.639/03 , que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira, sendo considerado um dos mecanismo importantes para corrigir o cenário racista e mudar a forma de educar.

O encontro reuniu alunos da rede municipal de ensino e foi transmitido pelas redes sociais com a condução do jornalista Rafael Viana e a participação de Álvaro Ávila, oficial substituto do Cartório de registros de Arroio Grande, Antônio Marcos Ferreira dos Santos, músico e diretor-geral do Movimento Negro de Arroio Grande UBUNTU, Gizelâine Conceição, assistente social e presidente do Ponto de Cultura Axé Raízes, José Cláudio Ávila da Silva, professor de Educação Física, e vice-prefeito, Casca Silva (PP) e Vírginia Borges, Bibliotecária Municipal e representante do COMPIR.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome