A administração municipal vem investindo na informatização dos sistemas de atendimento e serviços ofertados para a população de Arroio Grande. Através de um trabalho da Secretaria Municipal da Fazenda em parceria com as demais pastas e o Departamento de Informática, novos sistemas estão sendo implementados, baseados na informatização e otimização, para garantir comodidade e a facilidade no acesso dos contribuintes.
De acordo com a secretária Municipal da Fazenda, Clédia Morosin, dois novos sistemas estão em fase de implementação, a Nota Fiscal Eletrônica e o GCem, que diz respeito ao gerenciamento do Cemitério Municipal. Desde o início da gestão, o município já vem realizando a informatização dos sistemas, disponibilizando para os contribuintes guias de pagamento através do Portal do Cidadão, nas quais, com um simples cadastro, o usuário consegue ter acesso a diversos serviços, sem precisar se deslocar até a Prefeitura.
Clédia explica que pastas como Agricultura, Educação, Desporto e Turismo, Planejamento e Urbanismo, já contam com o serviço. “Ao conseguir emitir as suas guias de pagamento, evita-se que o contribuinte, por exemplo, que venha da zona rural, fique dependente do horário de funcionamento do setor de tributação da Prefeitura”.
Um dos sistemas que está sendo colocado em funcionamento, e que é considerado uma das grandes conquistas da administração, é o da Nota Fiscal Eletrônica. O fiscal tributário Carlos Becker afirma que, com o novo sistema as empresas com CNPJ poderão gerar as suas notas diretamente pelo site da Prefeitura de Arroio Grande, com exceção dos prestadores de serviços autônomos. Com isso, o município passa a atrair novas empresas e coíbe a sonegação fiscal. O sistema está passando pelos últimos ajustes e as empresas têm até o dia 30 de novembro para se adequar ao serviço.
Outra inovação que em breve estará à disposição da comunidade é o novo sistema de gerenciamento do Cemitério Municipal. O sistema GCem possui uma tecnologia que possibilita o acesso do usuário através de qualquer dispositivo móvel, dinamizando os serviços através da plataforma. O GCem é um sistema em nuvem, seguro, rápido com armazenamento de dados e disponibiliza o controle das sepulturas, cadastro de responsáveis, controle de cobranças e georreferenciamento com mapa de localização.
O agente administrativo Luiz Teixeira ressalta que o Executivo tem efetuado diversas ações buscando melhorias e adequações para o cemitério tanto em reformas estruturais como na parte administrativa, com a nomeação de um gestor, o que tem sido possível através do trabalho integrado com outras secretarias. “O objetivo é que o Cemitério Municipal tenha autonomia nos serviços prestados aos usuários, principalmente em um momento tão difícil, que é o da perda, em que os familiares precisam preocupar-se com questões burocráticas, com esse novo sistema nosso objetivo é desburocratizar e humanizar o atendimento”, afirma. O GCem está em fase de armazenamento de dados e até o final do ano deve estar disponível para acesso.