Arroio Grande vem se tornando referencial turístico na Costa Doce

Música na Live foi um dos projetos desenvolvidos em meio à pandemia (Foto: Rafael Viana/JTR)

Por suas belezas naturais e diversidade em eventos e atrações culturais, Arroio Grande tem se tornado um dos grandes potenciais para o desenvolvimento turístico na Região Sul. A cada ano, novos turistas que descobrem as belezas dos municípios que compõem a Costa Doce enxergam na cidade um referencial para a gastronomia, prática de trilhas, ciclismo e esportes aquáticos, já que a pluralidade propicia um novo olhar por quem visita nossa região.

À frente da Secretaria Municipal de Turismo e Desporto desde 2016, Ivana Caldas vem desenvolvendo uma série de ações que busca fomentar o turismo na Terra de Mauá. Turista de carteirinha e que ama viajar, ela ressalta que passou a ter um olhar diferenciado por Arroio Grande quando se tornou gestora da pasta. Desde então considera e enxerga no município um grande potencial para o desenvolvimento turístico. Para isso, a gestora busca projetar o Arroio Grande para fora, demonstrando através de projetos e ações os grandes atrativos locais.

É comprovado que o turismo contribui de maneira significativa para as questões econômicas e o desenvolvimento da comunidade. “Acabei me apaixonando e descobrindo um Arroio Grande que talvez eu não conhecesse, por isso me propus a identificar as ferramentas para divulgar nossa cidade, não só para os nossos munícipes como também para quem não é daqui”, declara Ivana.

O ano de 2020 foi considerado desafiador do ponto de vista turístico, já que por conta da pandemia da Covid-19 a maioria das ações turísticas e culturais foi suspensa ou mudou de formato, restringindo a participação da comunidade. No entanto, o momento de adversidade proporcionou com que novas ideias fossem implementadas, mantendo o fluxo de atividades da Secretaria.

Um dos eventos que era de responsabilidade da pasta era o “Música na Rua”, ação que atraía grande público da região para acompanhar uma série de shows no Centro da cidade, mobilizando o comércio local e a classe artística. Através desse evento surgiu a ideia de migrar para o virtual, acompanhando a tendência das lives dos grandes artistas. Desta forma, a Secretaria mudou seus eventos para o formato online, proporcionando uma grande estrutura profissional de transmissão e alcançando altos índices de audiência nas redes sociais através das edições do que se denominou “Música na Live”.

A classe esportiva também não ficou de fora. Alusivo ao grande Campeonato Municipal de Futsal que tornou-se referência pelo seu nível técnico e grande público, a equipe organizou uma edição do “Fut na Live”, proporcionando dentro das ações virtuais um momento para que os jogadores, dirigentes, organização e imprensa pudessem comentar as edições do torneio. “Fomos pioneiros com as ações virtuais e nos tornamos referência para outros municípios que passaram a desenvolver a mesma dinâmica de trabalho e dessa forma não paramos de trabalhar nunca, já que antes da pandemia vivíamos o auge de nossos eventos e as ações virtuais proporcionaram com que a gente seguisse desenvolvendo as competências da Pasta”, afirma Ivana.

As belezas de Arroio Grande além-fronteiras
Com o agravamento da pandemia, o início de 2021 tornou-se mais desafiador para o desenvolvimento dos projetos da secretaria. Mesmo assim, novas dinâmicas surgiram para a condução das atividades. Arroio Grande possui um Plano Municipal de Turismo, documento que propõe organizar o trabalho a ser desenvolvido para os próximos anos, por isso a equipe da Secretaria está focada em seguir essas ações.

Uma delas é o desenvolvimento do marketing turístico, no qual foi produzido um vídeo pelo fotógrafo Pedro de Almeida, denominado “Os simpáticos encantos da terra de Mauá”, em que é possível fazer uma verdadeira viagem pelos principais pontos turísticos e históricos do município.

A ideia do projeto foi concebida após se identificar que com a pandemia e a impossibilidade das pessoas poderem viajar passaram a explorar mais as belezas locais. O Projeto Ride Brasil, que percorreu os municípios da Costa Doce, também passou por Arroio Grande em uma iniciativa através do empresário Jerre Rocha em parceria com o turismólogo Rodrigo Segóvia. Através do material coletado em Arroio Grande, o projeto retratou roteiros que normalmente fogem do comum demonstrando as potencialidades do município e ampliando o marketing turístico.

Uma das ações mais recentes foi a visita da jornalista Nicole Fritzen e das fotógrafas Nicole e Anelise Zanoni, do Blog Travel Terapia, onde através do projeto Viaje Pela Costa Doce, criado pela agência de comunicação Way Content em parceria com o Sebrae/RS, Arroio Grande foi contemplado com o projeto que evidenciou em uma matéria os principais pontos turísticos da cidade e a gastronomia local.

Esse novo olhar da comunidade sobre o potencial turístico que Arroio Grande possui, faz com que a gestão municipal mantenha uma atenção especial com investimentos que alavanquem o turismo em um cenário em que comunidade, administração pública e iniciativa privada são fundamentais para a concretização.

A maioria dos pontos turísticos de Arroio Grande encontra-se localizada na zona rural e em propriedades privadas, por isso a Secretaria busca junto aos proprietários regularizar para que a visitação possa ser feita de maneira legal. Nesse sentido, o Plano Municipal de Turismo prevê a sinalização desses locais o que é de fundamental importância para viabilidade da visitação turística. Ivana informa que para a sinalização o município foi contemplado com R$ 25 mil em recursos oriundos da Consulta Popular, para no momento oportuno efetuar a ação.

Rota Turística pela Terra de Mauá
Um dos sonhos da secretária é desenvolver o Projeto a Rota Turística pela Terra de Mauá que antes da pandemia estava previsto para ter início em formato experimental dentro das comemorações de aniversário do município. O projeto consiste em uma visitação a comunidade pesqueira de Santa Isabel, com almoço que valoriza a culinária local- Centro Histórico-Museu Casa da Chácara- Distrito de Mauá e finaliza com um café colonial no Parque Guilhermino Dutra.

De acordo com Ivana, o momento é bastante significativo, já que todo o trabalho desenvolvido até aqui tem gerado frutos. Recentemente, Arroio Grande foi inserido no Mapa Turístico Brasileiro recebendo o certificado por parte do Ministério do Turismo o que coloca a Terra de Mauá em outro patamar no desenvolvimento turístico local.
No mês de aniversário do município, a Secretaria prepara o projeto fotográfico “Imagens de Arroio Grande – Histórias e Belezas da Terra de Mauá”, com o objetivo de incentivar a população a enviar as imagens contando a história esportiva, pontos turísticos, locais de visitação e momentos de magia natural. Com o material enviado, a Secretaria pretende organizar e catalogar as imagens criando um acervo único, público e de resgate.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome