Através de uma parceria entre Secretaria Municipal de Saúde de Arroio Grande e Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi realizada durante essa segunda-feira (23), a ação Dia D – Combate ao Câncer de Boca.
A iniciativa reuniu profissionais das Faculdades de Odontologia da UFPel e Universidade Católica de Pelota (UCPel) e consiste na realização de avaliação para diagnóstico de lesões bucais. O foco do projeto é, através do diagnóstico precoce, evitar o câncer bucal pela prevenção.
Os atendimentos estão sendo prestados em diversos municípios da região e em Arroio Grande contou com o atendimento de José Ricardo Sousa Costa, representante do Centro de Diagnóstico das Doenças da Boca (UFPel), Otávio D’Avila, vice-diretor da Faculdade de Odontologia da UFPel, Bernardo Orsina, aluno de Pós Graduação (UFPel), Mauro Cardozo Ribeiro- Aluno de Graduação (UFPel), Mateus Gaia, aluno de Graduação (UFPel), Helena Dufau e João Pedro Brum, alunos da UCPel, contando com o apoio dos profissionais da rede municipal de saúde.
O prefeito Ivan Guevara (Progressistas) acompanhado do secretário Municipal de Saúde, João Carlos Caldeira, recepcionaram os profissionais, nessa ação considerada importante, já que aproxima o trabalho das Universidades com a comunidade, principalmente diante dessa temática.
Maio Vermelho
O câncer de boca é o quinto tipo com maior incidência no mundo. No Brasil, ocupa a quinta posição entre os homens e a sétima entre as mulheres. A fim de propagar informações sobre a doença, conscientizando a população acerca da importância das medidas de prevenção, a Oncológica do Brasil promove a campanha Maio Vermelho.