Situação da Unipampa Jaguarão é debatida no Legislativo de Arroio Grande

Diretora da Unipampa Jaguarão e vereadores jaguarenses falaram sobre temas referentes ao atual momento da universidade (Foto: Rafael Viana/JTR)

A sessão ordinária do Legislativo arroio-grandense, na última segunda-feira (9), foi marcada pela presença da diretora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Jaguarão, Ana Cristina Rodrigues, acompanhada pelos vereadores jaguarenses Oberte Paiva (PT) e Jorge Tormes (PDT).

Dentre as pautas tratadas, estava a situação orçamentária da universidade, sendo destacada a preocupação por causa da tendência de privatização do ensino público superior desencadeado pela falta de investimentos por parte do governo federal, bem como o contingenciamento atribuído às instituições de ensino. Isso, conforme a diretora, agrava cada vez mais o orçamento, pois os recursos são praticamente insignificantes, o que prejudica o funcionamento da universidade. “Estamos buscando junto aos vereadores das cidades que abrangem a Unipampa o apoio necessário para enfrentar essa situação”, afirma Ana Cristina.

Também foi debatido o Projeto Future-se, que coloca em cheque alguns princípios constitucionais e que tem gerado preocupação também no ambiente universitário, considerado inadequado para as características de ensino na região.

Dentro do fomento de demandas da Unipampa, foi ressaltado o desejo de ampliar a utilização da estrutura do campus em outros horários, já que 90% dos cursos são ministrados no período da noite.

Os representantes da Câmara de Jaguarão reforçaram a importância da universidade para a Zona Sul. Segundo o Paiva, a instituição é uma das grandes conquistas da cidade junto ao Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), ponderando que Arroio Grande tem contribuído para o crescimento da Unipampa pela demanda de alunos que se deslocam diariamente, sendo hoje cerca de 20% dos estudantes.

Tormes disse que para o governo federal, a educação não parece ser prioridade, ressaltando as dificuldades enfrentadas nos mais diversos setores impactados pela falta de investimentos.

Os vereadores também divulgaram a realização de uma audiência pública marcada para o dia 26 de setembro, proposta pelo Legislativo de Jaguarão, para discussão do Projeto Future-se junto à comunidade, e também a confecção de um abaixo assinado com intuito de levar novos cursos para a Unipampa Jaguarão, buscando fortalecer a universidade.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome