Turismo e cultura não param durante a pandemia em Arroio Grande

Música na Live já tem três edições realizadas (Foto: Divulgação)

Diante do novo cenário de pandemia de coronavírus, as Secretarias de Cultura e de Desporto e Turismo de Arroio Grande criaram alternativas para manter atividades e programações durante o período. A estratégia das duas pastas foi migrar eventos e produções culturais para o ambiente virtual, proporcionando ao público momento de lazer e entretenimento.

De maneira inovadora, a Secretaria responsável pelos setores turístico e desportivo está desenvolvendo uma série de ações com foco no bem-estar da comunidade, denominada como Pacote de Ações Virtuais. Nele, foi incluído o tradicional evento Música na Rua, que é um sucesso pelo seu formato e tem grande participação de público, passando a ser chamado de Música na Live. A transmissão é realizada no Centro de Cultura Basílio Conceição, via Facebook da Prefeitura, alcançando altos índices de audiência nas três edições.

Além disso, foram produzidos vídeos com a palestrante Priscila Bueno, voltados ao tema de saúde mental, sendo apresentadas dicas para a população enfrentar o momento em casa. O projeto contou com apoio das Lojas Benoit. Outra iniciativa voltada à qualidade de vida foi uma live com exercícios, em parceria com profissionais de Educação Física, para todas as faixas etárias.

O Dia do Desafio, que estimula a realização de atividades físicas, também foi promovido de modo online. Na ocasião, as equipes da pasta praticaram exercícios junto aos colaboradores do comércio local, sendo registrado nas redes sociais do Executivo, com muitas visualizações e participação da população.

Neste ano, o município foi contemplado com o Plano Municipal do Turismo, documento que traça o planejamento turístico da cidade para os próximos anos.

Na mesma dinâmica, a Secretaria de Cultura (Secult) tem desenvolvido suas ações junto à classe artística local. Um exemplo é o edital Viralize, com objetivo de contemplar financeiramente os artistas em suas mais diversas vertentes. Através do projeto, surgiu o Festival Viralize, que proporcionou 24 apresentações – uma por dia – nas plataformas digitais da Prefeitura e da pasta. Também, está em andamento o projeto VaLer, que busca incentivar a leitura durante a pandemia, prevendo uma série de prêmios para os inscritos no edital.

Como promotora de materiais culturais, a Secretaria lançou, recentemente, um documentário de reconhecimento ao Rei Momo Tuíca, pelos 23 anos de atuação no Carnaval de Arroio Grande, contando a trajetória deste ícone carnavalesco, tornando-se um material histórico e de pesquisa.

A Semana Farroupilha já é pauta em projetos, nos quais há tratativas com a coordenadoria da 21ª Região Tradicionalista (21ª RT) a fim de concretizar a melhor forma de realizar as festividades e distribuir a Chama Crioula.

A equipe também está se preparando para participar do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, em 17 de agosto, com o projeto “Bah! Me Define – aqui no Arroio Grande é assim que a gente se entende”. No dia 1º de agosto, está prevista a realização do 7º Dança Arroio Grande, tradicional evento que será promovido no formato virtual.

O trabalho da Secretaria tem despertado no meio artístico o interesse pela participação em editais que são divulgados a nível estadual, anteriormente não observado pela classe no município, que hoje é uma opção para os artistas locais. Todas as ações e os projetos culturais são viabilizados pela participação ativa do Conselho de Cultura, que dá apoio nas atividades desenvolvidas.

Com o esforço das duas secretarias municipais em manter as atividades, a cidade alcança outro patamar cultural e turístico, pois neste momento de dificuldades para a realização de eventos e atividades com público, a comunidade é privilegiada com conteúdos que valorizam a cultura e os atrativos turísticos.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome