Arroio Grande prepara programação especial para a Semana Farroupilha

Imagem da tela “Anita Garibaldi na batalha de Laguna” do artista plástico arroio-grandense Zé Darci está sendo utilizada em material visual da Semana Farroupilha do município. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura Municipal de Arroio Grande, através da Secretaria Municipal de Cultura, está preparando uma programação toda especial para a Semana Farroupilha. O tema determinado pelo Estado faz alusão à Anita Garibaldi, por ocasião de seu Bicentenário.

Em Arroio Grande, a pasta da Cultura utiliza a imagem da tela “Anita Garibaldi na batalha de Laguna” do artista plástico arroio-grandense Zé Darci. A imagem está sendo utilizada em todo material visual da Semana Farroupilha do município, e também faz parte do livro “Anita”, de Elma Fernandes, presidente da Fundação Anita Garibaldi e presidente da Comissão das festividades dos 200 anos de Anita. Além disso, a referida tela se encontra hoje numa exposição coletiva, organizada por Elma dentro do Palácio Piratini, em Porto Alegre.

Por conta da pandemia, as atividades serão realizadas em formato híbrido, já que o município lançou um protocolo próprio com objetivo de regrar a realização das ações, mas ao mesmo tempo pensar na retomada gradual das atividades culturais.

A secretária Municipal de Cultura, Anelize Carriconde, explica que os shows previstos na programação ocorrerão no Centro de Cultura Basílio Conceição, que já está adaptado com a capacidade máxima para recebimento do público, sendo o acesso através da aquisição de ingressos antecipados. Toda a programação será transmitida pelas redes sociais e acontece de 14 a 20 de setembro.

Para a realização do tradicional desfile, previsto para acontecer no dia 20, foi feita a inscrição das entidades com o número de participantes que representarão as instituições tradicionalistas. “O desfile representa uma solenidade e transmite todo o sentimento gaúcho, por isso acreditamos que mesmo de maneira restrita é necessário ser realizado para não deixar que os valores culturais mudem”, declara Anelize.

Para o dia do desfile, serão cobrados os exames veterinários e cartão de vacinação. Para menores de idade será exigido um termo de responsabilidade assinado pelos pais, bem como deverão ser cumpridos os protocolos de distanciamento social e utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Programação

17/09 – Shows – Dyego Ferreira, Saninho Silva, Grupo Latino Kalila e Aluísio Rockembach
18/09 – Show – Canecão, Maicon Paiva, Laura Corrêa, Ricardo e Sabrya,
Joca Martins
19/09 – Transmissão do FENAE – Shows com Sidney Bretanha, Gregory Santos, Cintia e Mauricio e Robledo Martins.
20/09- Desfile Farroupilha

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome