A Prefeitura de Arroio do Padre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Social e do Conselho Municipal de Saúde, realizaram no dia 30 de março, a VI Conferência Municipal de Saúde, que teve como tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”.
O evento ocorreu nas dependências do salão pequeno da Comunidade Evangélica de Arroio do Padre II, e teve como objetivo mobilizar, discutir, propor diretrizes e estabelecer diálogos com a sociedade acerca do direito à saúde e em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).
Autoridades, servidores e público em geral participaram da ação. Em seu pronunciamento, o prefeito Rui Carlos Peter (União), destacou a importância da realização da conferência para discutir e aprovar propostas que visam possibilitar políticas públicas para melhorias do setor.
Na sequência, houve a leitura e aprovação do regulamento interno da VI Conferência Municipal de Saúde pela servidora municipal e relatora da Comissão Organizadora, enfermeira Mariângela Soares.
A conferência ainda contou com palestra ministrada por Élia Daguerre Benites, bacharela em Saúde Coletiva e especialista em Arteterapia, sobre o tema da conferência e em seguida iniciaram-se os debates com a plenária.
Na parte da tarde, a programação seguiu com a formação de grupos de trabalho, eleição dos delegados para a 9ª Conferência Estadual de Saúde e plenária final.
No final do encontro, houve um momento de confraternização, apresentação cultural, encerramento e entrega de certificados.