Prefeito de Arroio do Padre aposta na tecnologia para buscar o desenvolvimento local

Prefeito Rui Carlos Peter e vice Edegar Henke falam sobre as primeiras ações do governo (Foto: Adilson Cruz/JTR)

Uma cidade ainda jovem, Arroio do Padre completa 25 anos de emancipação política em 17 de abril. E como tal, a busca pela resolução de deficiências nas áreas de telecomunicações, como internet e energia elétrica, é essencial para fortalecer o seu desenvolvimento e atrair novos investimentos, aposta o prefeito Rui Carlos Peter, que completou seus primeiros 100 dias de governo, no último dia 10. “Hoje já temos fibra óptica no município, mas ainda com baixo alcance”, diz. Ele acredita que o foco regional, não apenas local, deve ser a busca pelo desenvolvimento.

Nesse sentido, o município vem dando passos importantes na modernização de seus processos. Segundo Peter, uma das promessas de campanha, como o pagamento na rede bancária de guias de serviço e taxas de água, foi desenvolvida na pandemia. O próximo passo deve ser a emissão de casa pelo cidadão da fatura de água e guia do IPTU, hoje ainda realizadas no Executivo.

Apesar disso, a administração não deixou de priorizar em nenhum momento a saúde e o bem-estar da população. “Em época de pandemia, a prioridade é a saúde”, comenta o prefeito, aliviado pelos baixos impactos da Covid-19 na comunidade. O município de 2.951 habitantes possuía, até o fechamento desta edição, cinco casos ativos e 27 pessoas em isolamento. Foram 129 casos confirmados e um óbito de uma pessoa de 91 anos com várias comorbidades. “O máximo que chegamos a ter em isolamento foram 72 pessoas”, diz. O primeiro caso foi registrado em junho de 2020.

Na vacinação contra a Covid-19, a faixa etária atingida até o dia 9 de abril era de 63 anos, com 715 doses aplicadas de um total de 1.080 recebidas. Na aplicação da vacina no sistema de drive-thru, realizado no Centro de Eventos, o prefeito conta que tinha até trator, ao ressaltar a preocupação da população com a imunização. “Conseguimos o que todo mundo deseja e estamos nos preparando para a aplicação da segunda dose”, destaca.
Além disso, o chefe do Executivo ressalta que é feita a testagem periódica (PCR) dos funcionários que atuam no setor de obras, especialmente os operadores de máquinas, o que possibilita o seu isolamento imediato caso seja constatado como positivo para Covid, evitando a disseminação do vírus para os outros. Todos os trabalhadores da área da saúde já foram vacinados.

Entre os investimentos na saúde, Peter destaca a destinação de R$ 250 mil para a aquisição de vacinas através de consórcio dos municípios da Zona Sul e outros R$ 250 mil na aquisição de uma van, de um monitor multiparâmetro e de medicamentos.
O prefeito destaca, ainda, um superávit na arrecadação do município que ultrapassou os R$ 3 milhões, recursos que foram pulverizados para aplicação nas diversas secretarias, em novos programas e readequação de outros.

A administração municipal possui cinco secretarias: Saúde, Educação, Administração, Obras e Agricultura mais a Chefia de Gabinete. Ele destaca a atuação ativa do vice-prefeito Edegar Henke junto ao seu gabinete, o que possibilita um revezamento entre eles nas atividades da Prefeitura.

Entre os primeiros feitos da atual gestão e considerados de grande impacto, o prefeito cita a readequação e conclusão da obra da Creche Municipal, iniciada em 2012 junto ao Centro de Eventos, com recursos federais, agora espera a análise final dos técnicos do governo federal. “A obra possuía erros na parte elétrica, banheiros que foram adaptados para acessibilidade, entre outros, o que poderia resultar na devolução de uma parte dos recursos investidos”, explica.

Na educação, consciente das limitações tecnológicas dos estudantes, aparelho e sinal de internet, foi fornecido material impresso a todos os alunos para estudarem em casa. Numa segunda fase, a intenção é realizar a volta híbrida das aulas, com a adoção de protocolos como disponibilização de totens com álcool gel e aferição de temperatura, entre outros.
Peter se orgulha da capacidade administrativa das suas secretarias, em resolver problemas pontuais e de forma rápida, recebendo o total aval da população. “A recente queda de uma ponte na divisa do município com Pelotas foi resolvida em menos de dois dias pela equipe da Secretaria de Obras, fato que obteve grande repercussão junto à comunidade”, conta.

Além disso, ele enfatiza a quantidade de horas trabalhadas pela equipe de Obras, nestes primeiros 100 dias, que acumulou 660 horas de retroescavadeira, 5.850 quilômetros de caçamba e 600 horas de motoniveladora. Igualmente, a Secretaria de Agricultura, registrou 270 horas de trator agrícola e 170 horas de retroescavadeira, serviços de patrulha agrícola em propriedades rurais. “Isso que nestes 100 dias, choveu durante 35 dias, e destes, 22 dias úteis”, ressalta.

Segundo ele, para o município ser atrativo, necessita de boas estradas. Para isso, a Prefeitura possui três motoniveladoras, duas delas em funcionamento constante, e três caçambas, duas em trabalho permanente. “Somente da Câmara de Vereadores, tivemos 180 pedidos de obras”, constata.

Outra área que não foi esquecida pela Prefeitura foi a Agricultura. Segundo Peter, uma das ações deste governo é o incentivo ao programa de açudagem. “Pretendemos investir aproximadamente R$ 165 mil neste setor com uma meta de perfurar dez açudes por ano com escavadeira hidráulica”, comenta. Além disso, pretende incentivar a criação de agroindústrias no município, atualmente em número de duas. A intenção é ampliar este número para, pelo menos, mais duas ao longo deste ano. “Muitos agricultores estão migrando do tabaco para outras culturas”, destaca.

Um projeto voltado à agroindústria, denominado “Os Belos Caminhos de Arroio do Padre”, está em fase de elaboração e deve beneficiar também os setores do comércio e turismo. “Estamos cercados de atrações turísticas, que ficaram fora dos limites do município e precisamos traçar uma rota alternativa para promover o que temos de bom”, diz o prefeito.
Conforme ele, trata-se de um investimento baixo, em torno de R$ 20 mil, com a criação de um site patrocinado e colocação de placas de propaganda indicando locais para aquisição de artesanato, floriculturas, entre outros.

Agricultura
• Convênio Feaper Troca-Troca para aquisição de sementes de milho e sorgo a preços abaixo do mercado;
• Conquista de recurso de R$ 53,44 mil através da Consulta Popular para benefício de 61 produtores com insumos agrícolas (calcário);
• Aquisição de novos equipamentos (distribuidor de calcário e grampo ciscador) para a patrulha agrícola;
• Distribuição de calcário e cheque incentivo para compra de insumos;
• Vacinação de 150 terneiras contra Brucelose.

Obras
• Manutenção de estradas não pavimentadas;
• Manutenção de pontes;
• Construção de bueiros novos, substituição dos de baixa vazão por outros de maior diâmetro;
• Colocação de aproximadamente 200 cargas de cascalho nas estradas;
• Manutenção permanente no sistema de abastecimento de água;
• Recolhimento de três toneladas por semana de resíduos sólidos nas áreas urbana e rural e transporte para o aterro sanitário;
• Manutenção dos prédios públicos e limpeza de seu entorno;
• Manutenção com troca de lâmpadas e reatores em 150 pontos de iluminação e instalação de 15 novos;
• Celebração de convênios com Pelotas para manutenção de estradas de acesso ao município e com o Estado, que repassou R$ 400 mil para manutenção de 47 quilômetros de estradas e contratação de escavadeira hidráulica;

Saúde
• Realização de 1,6 mil consultas no pronto atendimento, 538 consultas da Estratégia Saúde da Família (ESF);
• 145 consultas da Equipe de Saúde Bucal, nas urgências, emergências e acompanhamento de gestantes;
• Na Unidade Básica de Saúde (UBS) foram realizados 48 exames pré-câncer, 51 consultas com pediatra, 84 consultas com ginecologista, 171 vacinas de rotina, 28 consultas com cardiologista, 60 consultas com psiquiatra, 298 sessões de fisioterapia e 150 exames de ultrassonografia;
• 103 viagens para cidades vizinhas referências para especialidades em consultas e exames: pacientes oncológicos para exames, consultas e procedimentos de quimio e radioterapia e com insuficiência renal para hemodiálise;
• Adesão aos Programas Saúde na Escola (PSE), Crescer Saudável 2021/2022 e manifestação de interesse ao Nutrisus 2021;
• 19 atendimentos presenciais, 24 on-line e 40 visitas domiciliares do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS);
• Entrega de 148 kits anti Covid e 40 kits de artesanato.

Educação, Cultura, Esporte e Turismo
• Início do ano letivo das escolas municipais, diante da continuidade da pandemia, de forma remota e com material impresso retirado semanalmente pelos pais e responsáveis dos alunos;
• Cursos de formação continuada para professores;
• Aquisição e distribuição de materiais de expediente, higienização, máscaras de proteção para distribuição às equipes que cumprem carga horária nas escolas;
• Encaminhamento e execução do Certificado de aprovação do projeto de prevenção contra incêndios (PPCI) e adequação ao plano de acessibilidade de escolas;
• Preparação para o retorno presencial no formato híbrido com a aquisição de materiais necessários ao retorno seguro de alunos, professores e funcionários;
• Encaminhamento de pedido de compra de computadores, notebooks, impressoras, móveis e eletrodomésticos para as escolas e Secretaria da Educação;
• Em parceria com o Sesc Pelotas oportunizou aos professores da rede municipal a formação continuada em educação;
• Parceria com o Sicredi no programa A União Faz a Vida;
• Distribuição de kits de alimentação escolar, nos meses de fevereiro e março, para alunos da rede municipal cadastrados no Bolsa Família.

Administração
• Elaboração, condução e efetivação de uma série de processos, procedimentos e documentos de fundamental importância para o bom andamento da administração municipal;
• Realização do Censo do ICMS;
• Regularização de pagamentos e controle de atas de registros de preços no setor de empenhos;
• Suporte técnico aos diversos setores na elaboração de documentos;
• Reuniões com setores da administração para esclarecer questões relativas ao planejamento, execução orçamentária e legalidade das ações do governo;
• Implantação de sistema de pagamento através de boleto pelos munícipes em fase de tratativas técnicas;
• Discussão sobre a implantação de sistema para disponibilização on-line de alguns serviços municipais.

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