Câmara de Arroio do Padre mantém plantão para aprovação de projetos

Câmara de Vereadores de Arroio do Padre (Foto: Arquivo/JTR)

Um aniversário atípico, com comércio, serviços e órgãos públicos fechados, ruas vazias, eventos cancelados, mas que precisa ser respeitado. Mesmo sem casos suspeitos de Covid-19 no município, o presidente da Câmara de Vereadores, o vereador Vilson Pieper (DEM), defende a quarentena, já que pelo menos 40% da população local é de pessoas acima dos 50 anos. “Aqui na Câmara mantemos as atividades mais rotineiras e a votação de projetos para o município não parar”, salienta ao ressaltar, que neste aniversário, excepcionalmente e por conta da quarentena, não haverá sessão solene de homenagem, nem visitas de deputados, autoridades ou pessoas da comunidade. “Tem que respeitar e não é só a festa, mas até mesmo os casamentos estão cancelados e nem mesmo nos enterros pode haver aglomeração”, destaca.

“Passado este período, entramos no período eleitoral, então não se sabe o que vai ocorrer ou se haverá eleições”, salienta. Por isso, acredita que neste ano, pelo menos, as festividades de aniversário não serão realizadas, nem numa data futura. De resto, a vida segue normal, dentro das possibilidades, já que o município acumula perdas grandes em sua atividade agropecuária e que deve impactar na atividade econômica. “Temos um decreto de emergência, com perdas em diversas culturas”, diz.

Segundo Pieper, em algumas propriedades, o milho apresentou quebra de 70% a 80%. “A saída vai ser aproveitar o produto para silagem já que não servirá para grão”, ressalta.
Ele também destaca o impacto da seca nas frutas, impactando principalmente a produção do caqui. “A maçã se saiu melhor porque o produtor possui sistema de irrigação por gotejo”, afirma.

Mesmo com a indefinição sobre a realização das eleições, a configuração partidária na Câmara mudou completamente já com a ideia de garantir a reeleição. Antes composta por representantes dos partidos PDT (1), DEM (3), PSDB (1), PP (2), PSB (1) e MDB (1), a Câmara local agora tem na sua composição apenas três partidos: PSB, PP e DEM. A mudança de partido, inclusive do atual presidente que era PSDB e migrou para o DEM, tem o objetivo de garantir a representatividade na legenda.

A Câmara de Vereadores funciona em prédio próprio, na avenida Dezessete de Abril, 347. As sessões ordinárias, temporariamente suspensas, ocorrem nas segundas-feiras, às 19h.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome