Neste ano, Arroio do Padre tem três chapas concorrentes à Prefeitura. Entre elas, estão os ex-vereadores Juliano Hobuss Buchweitz e Martina Harter Scherdien pelo Partido Progressistas (PP); o ex-prefeito Leonir Baschi e Carlos Einhardt pelo União Brasil; e a assistente social Aline Chiesa, ao lado do comerciante Gustavo Bonow pelo Partido Liberal (PL).
O PP realizou uma convenção para a escolha dos candidatos ao Executivo e Legislativo no último dia 3. Na ocasião, Buchweitz foi oficializado como pré-candidato a prefeito e Martina como pré-candidata a vice. Buchweitz é servidor público e já foi eleito vereador duas vezes, a primeira vez pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), em 2016, e novamente em 2020, pelo PP. A vice, Martina, é advogada e foi eleita vereadora pelo Democratas (DEM) também em 2020.
Passando para a próxima chapa, está o ex-prefeito Leonir Baschi como pré-candidato a prefeito e Carlos Einhardt como pré-candidato a vice. Baschi já foi chefe do Executivo Municipal em 2012 pelo Democratas, reelegendo-se em 2016. Ele é servidor público aposentado e também já foi vereador por duas vezes: em 2004 pelo extinto partido da Frente Liberal (PFL) e em 2008 pelo DEM. Seu vice, Einhardt também é servidor público aposentado e já foi candidato a vereador e vice-prefeito
em outras eleições.
A terceira chapa é composta por Aline Chiesa Gonçalves, de 45 anos, natural de Santa Vitória do Palmar e assistente social. Ela é pré-candidata à prefeita ao lado de Gustavo Bonow, de 55 anos, nascido em Pelotas e comerciante, como vice pelo PL. Em 2020, ambos concorreram como candidatos a prefeita e vice pelo PSD.
*Atualizada às 17h08 para acréscimo de informações