Um programa para colocar a Zona Sul em destaque

Programa reúne o Jornal Tradição Regional, a Fly Câmera e o jornalista Carlos Machado em um formato inovador na Zona Sul do RS. (Foto: Daniel Batista/JTR)

Entender as necessidades e as potencialidades da região é um dos objetivos do novo programa da JTRTV, o Zona Sul em Movimento, que estreia na terça-feira (30), às 19h. Com um formato multiplataforma, a proposta visa aproximar a população de temas que afetam a realidade local.

Em formato de webcast, que reúne características do podcast e da transmissão de imagem via internet, streaming, o intuito é destacar ações das administrações públicas municipais, do setor privado e atores envolvidos, promovendo a interação dos moradores da Zona Sul para colaborar com uma melhor compreensão da realidade econômica e social a qual estão inseridos, mostrando o quanto e como esta região contribui com o estado e com o Brasil, ampliando o alcance e a compreensão das pessoas.

“O propósito é a valorização da Zona Sul por meio de mídias digitais, redes sociais, geração de notícias, entrevistas, debates e cobertura de eventos sobre toda e qualquer proposta de desenvolvimento humano regional e sua repercussão econômica e social”, explica o jornalista Carlos Machado, que será o produtor e apresentador do programa, levando a experiência de ao menos 30 anos dedicados à profissão.

Para isso, serão utilizados os canais do Jornal Tradição Regional em diversas plataformas, como Facebook e Youtube, ou pelos sites www.jornaltradicao.com.br, www.jtrtv.com.br e em tocadores de podcast, como o Spotify. Os programas serão ao vivo, diretamente do estúdio da JTRTV, em Pelotas, com duração de 90 minutos e às 19h, sempre nas terças-feiras.

Neste sentido, o projeto busca acompanhar uma tendência que acelerou durante a pandemia de Covid-19, com a diversificação na forma de produção dos conteúdos jornalísticos. Por isso, o formato do Zona Sul em Movimento é considerado inovador na região. “Nosso objetivo é termos mais um canal de comunicação dentro do jornal impresso e do portal de notícias, buscando inovar e se adaptar às novas formas de comunicação”, aponta o diretor-geral do Jornal Tradição Regional, Adilson Cruz.

Segundo ele, a estreia do projeto é fruto de investimentos realizados ao longo dos últimos anos pela empresa, como a criação da JTRTV, e de planejamentos ao longo dos últimos cinco anos, que foi aprimorado com a entrada de Machado e do fundador da Fly Câmera, Fabiano Carvalho, empresa pioneira em imagens aéreas e transmissões ao vivo.

“Nós queremos estimular nas pessoas o uso dos dispositivos móveis, da tecnologia, os seus recursos, para acessar a informação e interagir”, aponta Machado, destacando o potencial, também, para conversar com diversas instâncias em busca de soluções para demandas que possam surgir ao longo das transmissões.

Inovação e tecnologia
Dentro da perspectiva do programa, o uso das tecnologias será um dos elementos fundamentais, seja para a divulgação dos conteúdos para os espectadores ou ouvintes, ou mesmo para a participação de entrevistados.

Conforme Carvalho, foram realizados investimentos em equipamentos tanto para o estúdio quanto para que a transmissão seja realizada de forma ininterrupta, como em uma unidade móvel com autossuficiência de energia elétrica e com internet por satélite. “O que vai nos dar capacidade de transmissão ao vivo em qualquer lugar”. E essa é uma das possibilidades para a realização do programa, que poderá ser realizado também fora do estúdio.

Para isso, Carvalho utilizará a experiência com captação de imagens e transmissões ao vivo em quase 10 anos da Fly Câmera, empresa especializada na produção de vídeos e fotos aéreas, assim como na capacitação para uso de drones.

Estreia
O primeiro programa terá como foco o Pelotas Parque Tecnológico, ambiente de inovação que reúne empresas, instituições de ensino e Poder Público. Os convidados serão o presidente do Conselho de Administração do Tecnosul – Pelotas Parque Tecnológico, Leonardo Reichow, o diretor Técnico-Científico do Pelotas Parque Tecnológico Edgar Mattarredona, e o secretário Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Pelotas, Gilmar Bazanella, além de uma participação especial de fora estúdio.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome