Chuvas intensas elevam risco de alagamentos na Zona Sul

Vários municípios estão em alerta hidrológico até este sábado (23). (Foto: Celestino Garcia/JTR)

Os altos volumes de chuva registrados nas últimas 12 horas colocam em alerta os municípios da Zona Sul. Segundo dados da Defesa Civil e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Pinheiro Machado foi a cidade da região com o maior acumulado de chuva até o final da manhã desta sexta-feira (22): 85,6 mm. Na sequência estão Piratini (61,6 mm), São Lourenço do Sul (50,6 mm) e Pelotas (42,8 mm).

Os acumulados chamam atenção pelo curto período em que ocorreram e aumentam o risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra. Em razão disso, os municípios de Pelotas, Capão do Leão e São Lourenço do Sul foram incluídos em alertas de risco hidrológico alto, conforme os avisos emitidos pelo Cemaden. A Defesa Civil mantém equipes em monitoramento contínuo e reforça o pedido para que a população fique atenta às orientações oficiais.

O quadro meteorológico é influenciado por um sistema de baixa pressão próximo à costa do Uruguai, que mantém as áreas de instabilidade sobre o sul gaúcho. A previsão é de que as chuvas mais intensas ocorram entre a madrugada e a manhã de sábado (23), com tendência de diminuição ao longo do dia. No entanto, a preocupação se mantém devido à saturação do solo e ao acúmulo de água nas áreas urbanas e rurais.

Além da chuva, o estado enfrenta uma virada brusca no tempo. A partir do sábado, uma massa de ar frio de origem polar deve derrubar as temperaturas em todas as regiões do estado. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros podem registrar mínimas entre -2°C e 10°C entre domingo (24) e segunda-feira (25), com possibilidade de geada ampla.

O instituto também emitiu alerta de tempestade para o sábado, com previsão de volumes de chuva entre 50 e 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h e risco de granizo. Há possibilidade de danos à infraestrutura, quedas de árvores e cortes de energia.

Na área costeira, a Marinha do Brasil alerta para mar grosso, com ondas de até 3,5 metros e ventos fortes, afetando a navegação e as atividades pesqueiras até segunda-feira (26).

Diante da gravidade da situação, a Defesa Civil recomenda que os moradores das áreas de risco evitem deslocamentos, acompanhem os boletins meteorológicos e acionem o 199 ou o 193 em caso de emergência.