Chama Crioula é acesa e Centelha já está a caminho da Região Sul

Estiveram presentes na cerimônia em Alegrete o prefeito Douglas Silveira (Progressistas), o secretário de Cultura Jerri Gomes e a coordenadora da 21ª Região, Joicinara Voigt de Oliveira. (Foto: Celestino Garcia/JTR)

Na última sexta-feira (16), ocorreu a 75ª Geração e Distribuição da Chama Crioula, marcando o início dos festejos farroupilhas. A cerimônia ocorreu no Parque de Exposições Lauro Dornelles, em Alegrete, na Fronteira Oeste do RS. Neste ano, o patrono da Semana Farroupilha é o cantor Pedro Ortaça, com o tema “Pampa Uma Pátria Sem Fronteiras”. O tema celebra o centenário do renomado pajador, o também missioneiro Jayme Caetano Braun.

O evento teve vasta programação cultural e contou com o acendimento oficial da Chama Crioula junto de um espetáculo teatral. O município recebeu mais de 1.400 cavaleiros das 30 Regiões Tradicionalistas do Estado até o último domingo (18), com simpósios, shows musicais e churrasco.

Distribuição da Chama a 21ª Região Tradicionalista

Cerrito será o ponto de distribuição da centelha para os municípios da 21ª Região Tradicionalista, no dia 8 de setembro, no Largo Canguçu, no centro da cidade. A abertura oficial da Semana Farroupilha no município está prevista para o dia 14. Estiveram presentes na cerimônia em Alegrete o prefeito Douglas Silveira (Progressistas), o secretário de Cultura Jerri Gomes e a coordenadora da 21ª Região, Joicinara Voigt de Oliveira.

A Centelha será conduzida até o município pelo CTG Lanceiros do Cerro, representado pelo patrão Paulo Vitor Silveira. A expectativa de chegada ao município é para o dia 6 de setembro. Serão percorridos cerca de 500 km e, após, a Centelha será distribuída aos demais municípios junto ao monumento do Movimento Tradicionalista do Gaúcho (MTG).

No dia 5 de setembro, os festejos farroupilhas na cidade têm início com um show baile com Chiquito e Bordoneio, no Ginásio Genes Leão Bento. A Semana Farroupilha do município acontece de 14 a 21 de setembro, na Alameda João Damasceno Caldeira.

Silveira destacou a participação no evento. “Começamos essa caminhada importante para a realização do maior evento cultural de nosso Estado buscando sempre valorizar nossas tradições e incentivar nosso Centro de Tradições Gaúchas que mantém vivas as tradições do nosso Rio Grande, e não vamos medir os esforços para fazermos um belíssimo evento em nossa cidade para receber a Região Sul”.

Confira registros da participação de Cerrito no evento:

Fotos: Celestino Garcia/JTR

Distribuição para demais Regiões Tradicionalistas que abrangem cidades da região sul

A 6ª Região Tradicionalista é coordenada por Roberto dos Santos Ferreira e abrange as cidades do Chuí, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte e Rio Grande. A distribuição da Centelha ocorrerá no dia 11, às 10 horas, no monumento do túmulo do Gal. Bento Gonçalves.

A 16ª Região Tradicionalista é coordenada por Flávio Luiz Menezes, abrangendo os municípios de Arambaré, Camaquã, Cerro Grande do Sul, Chuvisca, Cristal, Dom Feliciano, Tapes, Sentinela do Sul e São Lourenço do Sul. A distribuição da Centelha acontecerá em Camaquã, no dia 13 de setembro, no CTG Camaquã.

A 26ª Região Tradicionalista é coordenada por Marcio Adir, abrangendo as cidades de Turuçu, Capão do Leão, Arroio do Padre, Morro Redondo e Pelotas. A distribuição da Centelha será no dia 14 de setembro, no Altar da Pátria, na avenida Bento Gonçalves, em Pelotas.

Encontro inédito entre Brasil, Uruguai e Argentina

Participantes da Argentina, Uruguai e Santa Catarina também estiveram presentes nos três dias do evento. De acordo com o MTG, a participação foi “uma homenagem aos costumes e à história que unem os povos do Pampa”.

(Foto: Divulgação/Portal Alegrete Tudo)

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome