Arroio do Padre: Banda Imigrantes completa 26 anos com o sucesso do clipe da música “Na Hora Certa”

O diretor da Banda Imigrantes, Seldomar Timm Bonow, com os atuais vocalistas Nathieli Rutz e Roni Behling. (Foto: Daniela Alves/JTR)

Natural de Arroio do Padre e conhecida pela comunidade por sua constante presença em festas e eventos populares, a Banda Imigrantes completou 26 anos em 2024. O começo da trajetória iniciou em 21 de maio de 1998. Com uma formação que conta, atualmente, com 10 membros, a banda tem o mesmo funcionamento de uma família, em constante apoio e convivência diária.

“Nunca a gente parou. Ao longo de todos estes anos, a banda sempre esteve em atividade, a não ser o período da pandemia, quando parou tudo. Foi um tempo muito difícil para a parte cultural. Nós paramos primeiro e fomos os últimos a voltar a trabalhar. Então, foi um tempo de muita incerteza. Será que vai voltar? Como vai voltar?”, expos o atual responsável pela direção da banda, Seldomar Timm Bonow.

Com o lançamento do videoclipe da música “Na Hora Certa”, que já conta com mais de 86 mil reproduções no Facebook, a Imigrantes tem repercutido entre as rádios da Zona Sul. Tendo recebido incentivo da Lei Paulo Gustavo, que garante a distribuição de recursos para projetos culturais de todo o país, através do Ministério da Cultura.

O clipe é fiel a sua terra e ilustra ao longo da música um dos pontos turísticos que integra o roteiro Belos Caminhos de Arroio do Padre, o famoso “Do Centro”, e a composição escrita por Claison Krumreich ganha vida na voz dos vocalistas Roni Behling e Nathieli Rutz.

Dos 26 anos de atividade, 25 passaram-se sob a direção de Bonow. Conforme ele, nomes como Márcio Maasz (in memoriam), José Paulo Mesquita (in memoriam), Ilmárcio Jandt, Ademar Mello, Alvacir Jansen e Leomar Manke foram fundamentais para os primeiros passos da banda, sendo eles os responsáveis por sua fundação.

Formação original da banda, em meados de 1998. (Foto: Divulgação)

Atuando como vocalista há quase três anos, Behling ingressou na Imigrantes a partir do convite feito por Bonow, que ofereceu ao rapaz uma oportunidade além de tocar guitarra, como fazia na outra banda da qual era membro. “Eu me lembro que eu fui nos ensaios e estava envergonhado. Assumir a frente é uma responsabilidade, e eu pensava que todos iriam olhar para mim, só que a energia que a gurizada passa te motiva”, declarou o músico.

Nathieli, por sua vez, começou a fazer parte da banda a convite do parceiro nos vocais, estando há cerca de um ano e três meses como a voz feminina da banda. Entusiasta do futebol, foi celebrando uma vitória que ambos se conheceram e compartilharam o interesse pela música. O teste para participação aconteceu logo em seguida, e como descrito pela cantora: “foi uma mudança muito grande, mas é uma oportunidade gratificante”.

Parte de uma banda que aspira crescer junto, tanto Nathieli quanto Roni relatam que o fato de trabalharem ao lado de integrantes com mais tempo de casa, dando tudo de si para que o trabalho em conjunto funcione e o sucesso seja alcançado, fazendo com que a música produzida seja levada para todas as pessoas, é o que mais os motiva a assumir a frente do palco em todas as apresentações. “Eu sei cantar, mas não é isso que me faz um profissional. É sair no meio do público, cumprimentar as pessoas…”, ressalta Behling.

Com a saída de vários músicos durante a pandemia, Bonow conta que a época foi de grandes incertezas em relação a continuar ou não com os trabalhos da banda, mostrando-se contente por terem persistido.

Entre os atuais integrantes estão: Leonardo Scheunemann, no trompete 1ª voz; Cássio Peter na guitarra; Rafael Beilfuss no sax; Leandro Scheunemann no trompete 2ª voz e no trombone; André Behling no baixo; Claiton Izaquiel Kruger na gaita e no teclado; e André Bolke na bateria.

Atualmente com 10 membros, a Banda Imigrantes completou 26 anos de trajetória e comemora o sucesso do clipe da música “Na Hora Certa”. (Foto: Divulgação)

Além de contar com as músicas autorais que fazem a graça da comunidade e também puxar os diversos pedidos do público, a Imigrantes é confirmada em inúmeros eventos da região, tendo solicitação de agendamentos até 2026. “Hoje em dia tu tem que tentar acompanhar. A qualidade das bandas é muito boa, mas você tem que ter músicos de qualidade, pessoas de qualidade. É importante que um grupo esteja focado na mesma direção”, finaliza Bonow.

Aponte a câmera do seu celular para assistir o clipe:

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome