
A presença de ovinos na Expofeira Pelotas promete ser expressiva nesta 96ª edição do evento. De acordo com a zootecnista Gillany Nessy Mota, presidente da Casa da Ovelha, estão inscritos nada menos que 42 animais – número muito maior que o registrado em feiras anteriores. “É recorde”, celebra ela. “Há muitas expofeiras não passava de dez”, lembra.
Gillany atribui esse aumento a um trabalho de divulgação intenso que teve início antes da Expointer, realizada entre agosto e setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, e de uma reorganização no calendário de expofeiras às quais a presença de ovinos é tradicionalmente forte. É o caso de Caçapava do Sul, onde a feira foi realizada na segunda quinzena de setembro, e de Bagé, cuja exposição começa dia 16 de outubro. O objetivo, com o número de animais inscritos, é ranquear a Expofeira Pelotas junto à Associação Brasileira de Criadores de Ovinos.
Participam ao todo 13 expositores com criatórios em propriedades rurais de Pelotas, Santa Vitória do Palmar, Camaquã, Canguçu e São Lourenço do Sul. A diversidade de raças também é digna de nota. Ao menos sete se farão presentes no julgamento que irá apontar os grandes campeões da 96ª Expofeira Pelotas, que ocorre na pista central do Parque Ildefonso Simões Lopes a partir das 9h de sábado (8): Corriedale, Romney Marsh, Romney Marsh Naturalmente Colorido, Texel, Texel Naturalmente Colorido, Hampshire Down e Poll Dorset. O jurado é Carlos Hofmeister. A admissão será sexta-feira (7), sob responsabilidade de Sérgio Munoz. Paralelamente, a Casa da Ovelha vai realizar uma mostra de caprinos das raças Boer e Kalahary.
Fora da pista central a ovinocultura também se fará presente na Expofeira. O 21º Simpósio de Ovinocultura da Região Sul, na Casa da Amizade, abre na segunda-feira (3), às 7h45, a extensa programação da Conferência Rural. São palestras e mesas redondas que irão abordar temas como formação e qualidade de pastagens, controle biológico de verminoses, terminação e abate de ovinos, exigência o mercado, entre outros assuntos.
Já no domingo (9), a partir das 9h30, os zootecnistas Fernando Silveira e Fernando Amarilho ministram oficina de ovinocultura, na qual irão tratar de temas como manejo, seleção de acasalamentos e programa de avaliação genética. As inscrições podem ser feitas por e-mail ([email protected]).
Gastronomia
Carne saborosa e bastante apreciada, este filão gastronômico não passará despercebido nesta edição da Expofeira Pelotas. A Casa da Ovelha vai oferecer quitutes à base de carne de ovinos diariamente para os visitantes, como pastéis, pizzas e croquetes.



