
O deputado federal Afonso Hamm (PP) esteve em Pelotas na quinta-feira (18) tratando sobre demandas de instituições do município e acompanhando a aplicação de emendas destinadas aos locais.
A primeira para parada foi a obra de requalificação e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Pedreiras, em Monte Bonito, 9º distrito de Pelotas. O posto de saúde atende cerca de 1,6 mil famílias da região e sua requalificação está sendo executada utilizando emenda parlamentar no valor de R$ 199,9 mil indicada por Hamm.
A solicitação dos recursos para a UBS foi feita pelo vereador Jair Bonow (PP), antes mesmo de concorrer ao cargo eletivo, quando ainda ocupava o cargo de secretário do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. “Estivemos na obra da UBS para vistoriar como estava o andamento da construção do prédio. Essa obra é aguardada há muito tempo pela comunidade e só está sendo concretizada graças à verba indicada pelo deputado”, explicou o vereador.
Em seguida, o parlamentar esteve na Vila Nova, no 7º Distrito, para uma reunião com representantes do Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias de Pelotas, Morro Redondo e Capão do Leão (SINDOCOPEL), da Emater e do Sindicato dos Produtores Rurais. A pauta foi a reivindicação da extensão de uso de protocolos para o combate da mosca da fruta, atualmente, principal problema nas culturas pessegueiras.
“Esse produto já é registrado para uso em outras culturas, como maçã e tomate, queremos a extensão para o uso no pêssego, que é muito afetado por essa praga. Além disso, o controle alternativo da mosca da fruta é mais caro e demanda mais mão de obra. Já o produto que estamos reivindicando é mais eficiente e requer um número menor de aplicações, além de ser mais barato e comprovadamente saudável à saúde humana”, explica Rodrigo Prestes, extensionista da Emater.
“A demanda dos produtores rurais e indústria é importantíssima e urgente; presidi o Comitê de Fruticultura, sou produtor e, até o ano passado, também produzi pêssego, portanto conheço a dificuldade relatada por vocês”, destacou Hamm no encontro.
A pedido de Bonow, o sindicato organizou um documento que elencou as demandas da cadeia do pêssego, o qual foi entregue ao deputado. De acordo com Hamm, será levado por ele diretamente a Tereza Cristina, Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Encerrando a agenda, acompanhado dos vereadores Michel Promove (PP) e Jair Bonow, o deputado recebeu agradecimento da Santa Casa de Misericórdia. Os recursos destinados pelo parlamentar à casa de saúde já somam mais de R$ 1,5 milhão, possibilitando o investimento desde o centro cirúrgico até a aquisição de camas elétricas para as enfermarias.
Na oportunidade, o parlamentar visitou o serviço de nefrologia, o maior da região, onde, à pedido dos vereadores, comprometeu-se com recursos para aquisição de novas poltronas para hemodiálise.



