Dermatologista dá dicas de como cuidar da pele no verão

Aplicação de filtro solar com mínimo 30 é uma das recomendações. (Foto: Reprodução/Freepik)

A estação mais quente do ano chegou e com ela os dias mais longos, os finais de semana na praia, e a exposição ao sol depois do banho de piscina. Neste início de ano, o país inteiro vive uma onda de calor intenso, que acende um alerta ainda maior para os cuidados e hábitos que devemos aderir nesse período.

Segundo a dermatologista Joice Göebel, é importante que os cuidados comecem de dentro para fora. O verão é uma estação onde o corpo transpira muito e também entra em contato com o cloro da piscina, o sal da água do mar, por isso, além do uso de hidratantes corporais, é necessário repor a hidratação bebendo de 2 a 3 litros de água por dia.

“Para quem já sofre com a pele ressecada uma dica é levar o creme hidratante e logo depois que sair do mar ou da piscina, passar na ducha, tirar o sal ou o cloro e já aplicar”, explica Joice.

Nessa época, é importante reforçar ainda mais o uso diário de proteção solar com fator mínimo 30. “A gente sabe que isso na rotina é difícil de manter no dia a dia, no trabalho, mas eu peço sempre o bom senso. Então, se o paciente vai pra praia ou pra piscina, que vai ficar em uma externa por mais tempo, que tome cuidado de reaplicar o protetor a cada duas horas. No dia a dia, aplicar pela manhã e reaplicar no início da tarde ou mais pro final dependendo da exposição e da transpiração é sempre recomendado”. Além disso, a médica recomenda o uso de protetores faciais com toque seco para aqueles que têm a pele oleosa ou tendência a acne.

Médica Joice Göebel alerta para os cuidados necessários durante a exposição ao sol. (Foto: Arquivo Pessoal)

Joice alerta também sobre os cuidados com o cabelo durante o verão. Segundo ela, os chapéus, bonés e acessórios em tecido com fator de proteção solar podem ser grandes aliados no cuidado com o couro cabeludo. “Existem também cremes de diversas apresentações em leave-in, em spray, que tem também proteção solar. Então é recomendado antes de se expor ao sol, ao mar ou ao cloro da piscina”, explica. De acordo com ela, os calvos devem ter cuidado redobrado, já que não tem a proteção do cabelo em si e o couro cabeludo fica mais exposto a ação do sol.

A profissional conta que o recomendável é que não aconteça a exposição de forma proposital, com o intuito de bronzeamento da pele, já que a ação pode causar fotoenvelhecimento, quebra de colágeno, aparecimento de manchas e até mesmo aumento no risco de câncer de pele. Ela explica que a melhor maneira de fazer isso é aplicando o filtro solar e respeitando os horários indicados pelos dermatologistas: até as 10h ou após às 16h. “Mesmo usando o filtro solar as pessoas se bronzeiam, e vão se bronzear de uma forma mais saudável”, destaca.

Em caso de exposição excessiva ao sol, a médica dermatologista recomenda a ingestão de bastante água, o uso de hidratantes mais densos com uma ação regeneradora e evitar usar sabonetes nas áreas queimadas. “Optar pelo uso do sabonete só em áreas de dobra para não deixar essa pele mais sensível ainda e mais ressecada. Evitar água quente na hora do banho e fazer compressas frias ou geladas, com chá de camomila, que tem uma ação anti-
inflamatória, então ela ajuda a acalmar a pele”, aponta.

No entanto, Joice alerta: se as queimaduras solares estiverem associadas a náusea, vômitos, febre ou sonolência, deve-se procurar imediatamente um pronto atendimento. “No caso de insolação é quando, além da queimadura solar, o corpo não está dando conta de reagir a essa temperatura mais elevada e acaba manifestando esses outros sintomas que podem gerar consequências graves. Então, procure atendimento médico se tiver qualquer um desses sintomas associados à queimadura”, indica.

Para Joice, o verão pode e deve ser aproveitado, mas com consciência de que os cuidados são necessários independente da idade. “É possível a gente ir à praia, é possível a gente aproveitar o verão de uma forma consciente. Com o uso de filtro solar, respeitando os horários de sol, utilizando guarda-sol ou qualquer aparato, chapéu, óculos, para se proteger do sol, porque ele tem o efeito cumulativo. Então, não adianta a gente pensar só no agora, só no bronzeado, na ação imediata que o sol causa, tem que pensar que, ao longo da vida, essa pele vai reivindicar toda a radiação solar que acumulou”, conclui.