
Mais do que um espaço dedicado à gastronomia e aos tradicionais doces de Pelotas, a 32ª Fenadoce também se consolida como um palco para a preservação e a valorização da cultura gaúcha. Ao longo da programação, apresentações artísticas promovidas por Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e grupos folclóricos levam ao público danças, músicas e costumes que ajudam a manter viva a identidade do Rio Grande do Sul.
No palco da Estância Princesa do Sul, um dos espaços mais tradicionais da Feira, visitantes acompanham diariamente apresentações que reúnem crianças, jovens e adultos, proporcionando um contato direto com as tradições gaúchas. As atividades transformam o pavilhão em um ambiente de celebração da cultura regional, aproximando diferentes gerações e despertando o interesse de moradores e turistas.
Entre os grupos participantes está o CTG Sementinhas do Sul, projeto da Escola Freinet, de Pelotas, que participa da Fenadoce desde 2014. Segundo a integrante Camila Kolosque, de 26 anos e prenda desde os 3 anos, a única interrupção da participação ocorreu durante o período da pandemia. Desde então, o grupo mantém presença constante na programação da Feira. “As crianças se preparam o ano inteiro para poder vir se apresentar justamente aqui na Fenadoce. Elas gostam muito de se apresentar aqui e, para nós, é uma experiência incrível”, conta.
Ao longo dos anos, a integrante relata também ter percebido um crescimento no público que prestigia as apresentações. “Quando as apresentações eram no palco separado, que ficava na lona, não tinha tanto público. Depois que retornou para o pavilhão da Princesa do Sul, começou a ter mais público, mais movimento e também uma divulgação maior”, declara.
Mais do que participar de apresentações, segundo a integrante, o objetivo do grupo é difundir a cultura gaúcha. Camila explica que o CTG Sementinhas do Sul não participa de competições, buscando direcionar seu trabalho para ações culturais e educativas. Além da Fenadoce, o grupo também se apresenta em eventos como a Feira do Livro, levando ao público danças tradicionais e manifestações que reforçam o patrimônio cultural do Estado.
A apresentação do CTG Sementinhas do Sul ocorreu no último sábado (18), mas até a data de fechamento da 32ª edição da Fenadoce, em 2 de agosto, enquanto os visitantes conhecem os sabores que marcam a tradição doceira de Pelotas, eles também encontram na variada programação artística que ilumina o palco da Estância Princesa do Sul, uma oportunidade de vivenciar costumes, músicas e danças que ajudam a preservar a cultura do Rio Grande do Sul para as próximas gerações.



