Enchente, inundação, alagamentos e comunicação

Sérgio Corrêa, jornalista e radialista.

Nesta edição a coluna deseja fazer um convite a todos que se interessam pelo tema “Eventos Extremos”, extensivo a toda a comunidade da Zona Sul.

O Centro Interinstitucional de Observação e Previsão de Eventos Extremos (CIEX/FURG) e a Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (CREPDEC 4) convidam para o evento “Comunicação durante Eventos Extremos: aprendizados, desafios e perspectivas”, que será realizado no dia 24 de julho, a partir das 13h30, no Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro e Oceânico Sul (CIDEC-Sul) da FURG.

O encontro reunirá profissionais da comunicação e especialistas do Centro para discutir os desafios da comunicação em situações de eventos extremos, compartilhar experiências e debater perspectivas para o fortalecimento da gestão de riscos e da proteção da população.

Os interessados devem confirmar presença até o dia 20 de julho através do link: http://forms.gle/2phiHzVMrDi9U8Gt5

Programação:

13h30 – Abertura
14h – Palestra Inaugural: Comunicação e Responsabilidade Pública Durante Eventos Extremos.
15h – Mesa Redonda: Comunicação em Tempos de Crise.
16h30 – Workshop Técnico: Como Comunicar Fenômenos Climáticos Extremos:  Conceitos, Terminologias e Boas Práticas.

Opinião do colunista: cumpre-me aqui o dever de manifestação sobre a importância do evento, sobretudo pela experiência vivida por este que vos escreve durante 32 dias, produzindo conteúdo para um programa de radiojornalismo, associado ao Instagram do @programahoramarcada, durante 16 horas diárias, sendo 8h no horário noturno no rádio, com pauta exclusiva sobre os Eventos Extremos ocorridos na Zona Sul em maio de 2024. 

Desejo materializar neste espaço de jornalismo independente, o respeito e o compromisso com a informação que tiveram os então prefeitos de Rio Grande, Fábio Branco, e de São Lourenço do Sul, Rudinei Harter, ao participarem, intercaladamente, a cada dois dias, do Programa Hora Marcada. Na época, além do seu horário habitual matutino, uma edição especial do programa era veiculada das 20h às 2h ininterruptamente durante 32 dias pela Rádio Tupanci AM 1250, com o objetivo de atualizar, em tempo real, informações sobre as ações do Executivo dos respectivos municípios. Esta iniciativa reafirmou o entendimento sobre a importância da democratização do conhecimento e o compromisso com a comunicação inclusiva da população, especialmente da parcela que não possui conhecimento digital, dos deficientes visuais, que têm no rádio seu mais fiel meio de informações, e, sobretudo, daqueles que permaneceram em suas residências inundadas, como, por exemplo, na praia do Laranjal, em Pelotas, sem energia elétrica e sem internet, mas com o rádio de pilhas para manterem-se informados. 

O respeito à Câmara de Vereadores de Rio Grande que, após os eventos climáticos, em sessão especial, reconheceu todos aqueles que, de uma forma ou de outra, de ofício ou voluntariamente, contribuíram para reduzir o sofrimento dos atingidos pelas águas. 

E o respeito à ciência, por meio dos professores, pesquisadores e cientistas da UFPel e da FURG pelo trabalho desenvolvido naquele momento em que os gestores públicos necessitaram da ciência para orientar a tomada de decisão. Não bastasse o trabalho já realizado, a FURG, por meio do CIEX, demonstra que o passado deve servir como insumo para a discussão no presente e para pensar a construção de um futuro com mais informações científicas e com fontes confiáveis.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome