
A população de Rio Grande terá um importante compromisso com a saúde pública nos dias 1º e 2 de julho, durante a realização da 14ª Conferência Municipal de Saúde. Promovido pelo Conselho Municipal de Saúde, com apoio da Secretaria de Município da Saúde (SMS), o evento ocorrerá no Anfiteatro Prof. Vicente Mariano Pias, na Área Acadêmica do Hospital Universitário da FURG, e reunirá usuários, trabalhadores, gestores e representantes da sociedade civil para discutir os rumos das políticas públicas de saúde.
Com o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, a conferência será um espaço de participação social e construção coletiva, voltado ao debate dos principais desafios e perspectivas da saúde no município e no país.
A programação inclui debates, sistematização e votação de propostas, além da eleição das delegadas e dos delegados que representarão Rio Grande nas próximas etapas do processo conferencial. Também está prevista uma plenária final para a aprovação das propostas construídas ao longo do evento.
As discussões são resultado de um processo participativo iniciado nas pré-conferências municipais, realizadas ao longo do mês de junho em diferentes regiões da cidade. Os encontros tiveram como objetivo ouvir a comunidade, identificar demandas locais e elaborar propostas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.
Para o superintendente de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e membro da comissão organizadora, Diego Miranda, a conferência representa um momento estratégico de escuta e construção coletiva.
“A Conferência Municipal de Saúde é um dos principais instrumentos de participação social do SUS. É o espaço em que usuários, trabalhadores e gestores se encontram para avaliar a situação de saúde do município e construir, de forma democrática, propostas que orientem as políticas públicas dos próximos anos. Participar da conferência é contribuir diretamente para o fortalecimento do SUS e para a construção de uma saúde cada vez mais próxima das necessidades da população.”
As conferências municipais de saúde são um dos principais instrumentos de participação social do SUS, permitindo que a população contribua diretamente para a definição de prioridades, diretrizes e ações que orientarão as políticas públicas de saúde nos próximos anos.



