Representantes da Juventude Socialista de Pinheiro Machado participaram do evento “Bora Falar de Política?” em Piratini

Presidente da JS, Lucca Lima, a vice-presidente, Camila Kleges, e o tesoureiro, Arthur Garcia, representaram o município no evento. (Foto: Eunice Garcia/JTR)

Os dirigentes da Juventude Socialista (JS) de Pinheiro Machado participaram, no último sábado (8), do evento “Bora Falar de Política?” na Câmara de Vereadores de Piratini. Promovido pela Juventude Socialista piratiniense, o encontro reuniu jovens, militantes e lideranças regionais em um espaço de debate aberto e participativo, visando a formação política voltada ao diálogo, à reflexão e ao aprendizado sobre o papel da política na sociedade contemporânea. O presidente da JS, Lucca Lima, a vice-presidente, Camila Kleges, e o tesoureiro, Arthur Garcia, representaram Pinheiro Machado no evento.

O palestrante e convidado especial foi o professor Paulo Taddei, docente de Filosofia no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) – câmpus Pelotas e pós-doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que conduziu a fala “Conversas sobre Política”. Durante o encontro, Taddei abordou conceitos como direita e esquerda, regimes autoritários e temas que ajudam a compreender o cenário político atual.

A formação também buscou incentivar o engajamento político da juventude, destacando a importância da participação cidadã para transformar realidades. Segundo os organizadores, a política não deve ser vista apenas como um processo eleitoral, mas como uma prática cotidiana de responsabilidade e compromisso coletivo.

“A política não se faz apenas de quatro em quatro anos, nem apenas nas urnas. Militar é viver e pensar o cotidiano, assumindo responsabilidade por ele e pelas pessoas ao nosso redor”, afirmaram.

O presidente da JS Pinheiro Machado falou sobre a relevância do encontro. “Participei do evento da Juventude Socialista em Piratini, representando a JS de Pinheiro Machado. Fiquei muito feliz em ouvir o professor Paulo Taddei, cuja fala trouxe grande aprendizado e motivação. Na oportunidade, falei sobre a situação política de Pinheiro Machado e apresentei os projetos da JS voltados à formação política e ao engajamento da juventude na cidade. Foi uma experiência enriquecedora e inspiradora para seguir fortalecendo nossa luta socialista”, declarou Lima.

Ao final do encontro, os jovens participantes agradeceram ao palestrante pela troca de experiências e reflexões inspiradoras, e ao dirigente da JS Piratini, Douglas Rafael Duarte, pela organização e incentivo constante às ações formativas.

Para a organização, a atividade reforçou o compromisso da Juventude Socialista em formar cidadãos críticos, conscientes e atuantes, reafirmando que a mudança começa quando a juventude decide fazer parte dela. O movimento da Juventude Socialista é filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT).