A Rua do Doce recebeu, na tarde de sexta-feira (24), um toque especial de cor, música e solidariedade com a caminhada alusiva ao Outubro Rosa promovida pela Santa Casa de Misericórdia de Pelotas. Tendo como ponto de encontro inicial o largo do Mercado Público, a iniciativa reuniu pessoas em uma caminhada pela conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, unindo informação e acolhimento no coração do município.
A programação contou com diversas atividades gratuitas, como música ao vivo, aferição de pressão arterial e glicose, orientações sobre exames preventivos e atendimentos com quiropraxista. Além disso, aqueles que adquiriram a camiseta oficial do Outubro Rosa da Santa Casa durante o mês, ganharam um doce na Rua do Doce. Todo o valor arrecadado com as vendas das camisetas foi destinado ao Centro de Radioterapia e Oncologia da Santa Casa (Ceron), fortalecendo o atendimento e o cuidado oferecidos aos pacientes oncológicos da instituição.
De acordo com Lucas Vieira, assistente social oncológico da Santa Casa, o evento é uma forma de celebrar a vida e reforçar a importância do diagnóstico precoce. “Quanto mais precocemente for diagnosticado o câncer, mais chances de cura e mais chances de bater o sino conosco. Nós temos o sino da superação, que a cada etapa vencida do câncer, nós comemoramos junto com os pacientes”, destacou.
Entre os participantes da caminhada estava Neli Jardim da Cruz, paciente do Ceron há quase cinco anos. “Sou paciente do Ceron vai fechar cinco anos. Peguei meu tratamento bem no início. Acho muito importante as pessoas se cuidarem. Fiz a minha cirurgia, fui para o Ceron, sou muito bem atendida, muito grata aos funcionários e estou esperando agora em novembro, com muita alegria, a minha alta”, contou a idosa.
O evento reuniu autoridades locais, como a prefeita em exercício Daniela Brizolara (PSOL), profissionais da saúde, pacientes e comunidade em um gesto coletivo de apoio à causa, reforçando o compromisso do município e da instituição com a prevenção, o acolhimento e a valorização da vida das mulheres.




