*Com informações da Assessoria de Imprensa
A comitiva da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), formada por 16 prefeitos da Região Sul e liderada pelo presidente Ronaldo Madruga (PP), cumpre desde o início da manhã de terça-feira (14) uma agenda em Brasília, coordenada pelo deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT). As reuniões têm gerado encaminhamentos para demandas históricas dos municípios.
No Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, os prefeitos foram recebidos por Pablo Pinheiro, coordenador nacional do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), que detalhou os programas e linhas de financiamento disponíveis. Entre eles, estão recursos para a construção de centros de referência e escolas, além de projetos na área de assistência social.
“Foi uma reunião extremamente positiva. Recebemos orientações técnicas valiosas e conhecemos caminhos reais para avançar em projetos que fortalecem a rede de proteção social nos municípios”, destacou Madruga.
Já no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, as pautas foram focadas na aquisição de máquinas e na recuperação de estradas vicinais, que sofrem com os efeitos das chuvas intensas e da falta de manutenção. O presidente da Azonasul entregou oficialmente um documento solicitando a liberação de equipamentos por meio dos programas já cadastrados.
O coordenador de políticas públicas, Alexandre Peixoto, recebeu a comitiva e ouviu atentamente os prefeitos. “Nossas estradas vicinais estão em péssimas condições, dificultando o deslocamento das comunidades e o escoamento da produção. Precisamos de ações rápidas e efetivas para garantir a trafegabilidade e apoiar a recuperação econômica”, afirmou o prefeito de Jaguarão, Rogério Cruz (MDB).
A Missão Azonasul segue até sexta-feira (17), com novas audiências em órgãos estratégicos do governo federal e no Supremo Tribunal Federal (STF).




