
Com a expectativa de atrair mais de 300 mil visitantes em 19 dias e comercializar aproximadamente dois milhões de doces, a 31ª Feira Nacional do Doce (Fenadoce) começou na quarta-feira (16) já consolidada como o maior evento do sul do estado, com impacto direto na economia tanto de Pelotas, como das cidades vizinhas.
Realizada até 3 de agosto no Centro de Eventos Fenadoce, a festa traz o tema “Doces Aventuras” e tem como foco principal o público infantil. Para tanto os organizadores apostam na criação de novos personagens encarregados de levar mais alegria à terra do doce e junto com Docília ganhar a simpatia dos pequenos. Entre as principais atrações estão – além dos doces, protagonistas naturais da feira – o parque de diversões, a Fenadoce Cultural com diversos shows em palcos espalhados pelo Centro de Eventos e a escolha da próxima corte de baronesas, que pela primeira vez será escolhida ao longo do evento.
A Feira da Agricultura Familiar é um dos principais exemplos de como a Fenadoce não movimenta somente a economia de Pelotas. Muitos dos expositores e comerciantes são de outras cidades da região, como Mateus Camargo, proprietário da Destilaria Alto da Cruz, do 5º distrito de Canguçu. “A Fenadoce é uma ótima oportunidade para vender os produtos e também para divulgar a nossa marca. Com cerca de dois anos de agroindústria registrada, essa é a nossa terceira feira. Com certeza é uma época do ano que a gente já vem ansioso porque faz diferença no faturamento bruto, ela é a feira que eu mais vendo”, afirmou Camargo.

Nesta edição, a Destilaria irá lançar um novo produto: o licor de quindim, em parceria com a Nina Doces Artesanais, vinculada a Associação dos Produtores de Doces de Pelotas. A ideia surgiu de um seminário de Turismo e foi desenvolvida em poucos meses. “Apostamos que vai ser um produto com um grande apelo, porque o quindim é um produto característico da cidade e que vai juntar a Capital da Agricultura Familiar [Canguçu] com a Capital Nacional do Doce [Pelotas]”.
Evento tem impacto em toda a Costa Doce Gaúcha
“A Fenadoce gera um fluxo de turistas para vários municípios da região. Por isso que acredito que a feira tem que ser cada vez mais valorizada, não só pelo pelotense, mas por todo o trade turístico da Zona Sul, pois tem impacto em toda a região da Costa Doce Gaúcha”, analisou a gestora de projetos de Turismo do Sebrae RS, Jussara Cruz Argoud.
O setor do Transporte ajuda a exemplificar essa afirmação. Em Canguçu, por exemplo, a Wachholz Transportes e Turismo realizou no ano passado 23 viagens para levar turistas ao evento e, em 2025, antes de a feira começar já tinha 21 excursões agendadas. “A maioria do público é de escolas ou CTGs. A Fenadoce nos garante um bom faturamento com essas viagens”, disse o coordenador da empresa, Jonatas Wachholz.
O impacto da Fenadoce nas comunidades da Zona Sul também pode ser aferido pelos números das praças de pedágio da Ecovias Sul que, somente no último final de semana da edição passada, registraram 28 mil veículos seguindo em direção a Pelotas.
A mudança da data para coincidir com as férias escolares tem sido considerada muito positiva por representantes dos setores do comércio e serviços de Pelotas. O presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Pelotas, Marcelo Curi Hallal, afirma que a taxa de ocupação está em 85% e deve aumentar.
“Temos uma previsão de chegar a 95% nos próximos dias em função das reservas de última hora. Os hotéis estão registrando algumas reservas para grupos e muitas individuais também durante os dias de semana”, revelou.
O volume de visitantes também tende a impactar diretamente fora dos pavilhões do Centro de Eventos. “Apesar de muita gente ficar dentro da feira aproveitando, há também um aumento da circulação de turistas pela cidade”, disse.
Geração de trabalho e renda
A geração de empregos temporários na Fenadoce é outro reflexo positivo do evento na economia local. Na empresa Dona Xica Doces de Pelotas, por exemplo, o total de doceiras ocupadas na fábrica quadruplicou e subiu de três para 15. Para trabalhar nos estandes, dentro da feira, a empresa contratou 25 pessoas.
A freelancer da Imperial Doces Finos Viviane Santos, está no seu terceiro ano consecutivo de trabalho na Fenadoce. “A minha maior renda vem da feira, estou em busca de emprego já faz tempo, e esta oportunidade me ajuda a segurar as pontas em casa durante um bom tempo”, explicou.

Serviço:
- O que: 31ª Fenadoce – Doces Aventuras
- Data: 16 de julho a 3 de agosto
- Valor dos ingressos: Segunda a quarta-feira: R$18 | Quinta-feira a domingo: R$20
- Local: Centro de Eventos da Fenadoce, avenida Pinheiro Machado, 3.390, Pelotas
- Horário: Segunda a sexta: das 14h às 22h | Sábado e domingo: das 10h às 22h
- Programação e ingressos on-line: www.fenadoce.com.br



