O Rio Grande do Sul segue sob influência do frio e da umidade, mas a próxima semana reserva períodos de sol e leve elevação de temperatura, especialmente na Zona Sul. Segundo a meteorologista Carina Klug Padilha Reinke, do Centro de Pesquisas Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas (CPMet/UFPel), o nevoeiro ao amanhecer deve permanecer frequente, podendo evoluir para garoa em alguns momentos.
Nesta sexta-feira (11), a neblina marcou o início do dia em várias regiões, como o Centro, Campanha, Leste, Região Metropolitana e Serra. Na Zona Sul e no Litoral, a nebulosidade tende a persistir por mais tempo. Apesar da névoa, o sol deve predominar no restante do estado, com leve alta nas temperaturas em comparação com o dia anterior.
No sábado (12), as condições para formação de nevoeiro continuam, principalmente entre a madrugada e a manhã, nas mesmas áreas. A tendência é de elevação das temperaturas ao longo do dia em grande parte do estado. Na Zona Sul, o tempo deve se manter estável, com sol entre nuvens e possibilidade de chuviscos provocados pelos ventos vindos do oceano. As mínimas podem chegar a 4°C, enquanto as máximas devem variar de 13°C a 25°C.
O domingo (13) também deve começar com nevoeiro na Metade Sul, Centro, Região Metropolitana, Litoral e Nordeste. Uma área de alta pressão atmosférica, porém, garante tempo firme durante o dia em todo o território gaúcho, com máximas entre 15°C e 26°C. À noite, o nevoeiro volta a se formar na Zona Sul, Costa Doce e na Grande Porto Alegre.
No início da próxima semana, o cenário se repete: a madrugada e manhã de segunda-feira (14) devem ter nevoeiro na Zona Sul, Centro, Costa Doce, Região Metropolitana, Litoral e Nordeste. Uma área de baixa pressão, somada ao fluxo de umidade do Norte do país, pode provocar chuva fraca a moderada, com raios, na Campanha e no Sul, com volumes entre 5 mm e 15 mm. As mínimas devem variar de 6°C a 16°C, e as máximas, de 17°C a 28°C.
A semana deve alternar entre períodos de sol e alta umidade, com frio nas manhãs e tardes mais amenas.




