Polícia Civil deflagra segunda fase de operação contra lavagem de dinheiro em Pelotas

Até o momento, sete pessoas foram presas. (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (10), a Operação Firma II, em Pelotas. A ofensiva é um desdobramento da Operação Firma I, realizada em setembro de 2024. Enquanto a primeira fase se concentrou na investigação das extorsões praticadas na modalidade golpe dos nudes, a segunda etapa tem como foco a lavagem de dinheiro proveniente dessas extorsões, promovida por um grupo criminoso com atuação interestadual. Até o momento, sete pessoas foram presas.

Foram cumpridos 13 mandados de prisão preventiva e 69 mandados de busca e apreensão, resultando na apreensão de 37 veículos, bloqueio de mais de 300 contas bancárias, suspensão das atividades comerciais de 16 empresas e sequestro de 10 imóveis. As ordens judiciais foram cumpridas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. As investigações apontam que o grupo criminoso movimentou mais de R$ 320 milhões, utilizando empresas de fachada, laranjas e contas de terceiros para dissimular a origem ilícita dos valores.

A investigação foi conduzida pela 2ª Delegacia de Polícia de Pelotas e contou com a participação de 110 policiais civis apenas em Pelotas, além do apoio de diversas unidades em outros estados. Nesta segunda fase, foi possível identificar e alcançar os líderes do grupo criminoso, cujas prisões foram decretadas com base nos elementos colhidos durante a investigação.

Segundo o delegado César Nogueira, a Operação Firma II representa mais um passo no combate à criminalidade financeira e digital, atingindo diretamente o núcleo patrimonial do grupo criminoso e impedindo a continuidade de suas atividades ilícitas.